Notícias

Convenção Coletiva 2021/2022

Trabalhadores aceitam proposta de prestadoras e provedoras de internet

15/09/2021 - 22h15 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Trabalhadores das prestadoras de serviços em rede externa para as operadoras e também das provedoras de internet em todo o Espírito Santo aprovaram a  proposta de reajuste da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022, negociada com o  SINSTAL (Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de TV por Assinatura, Cabo, MMDS, DTH e Telecomunicações).

As assembleias virtuais foram realizadas em plataformas seguras no dias 10, 13 e 14 de setembro. A aprovação foi por maioria dos votos computados. Votaram SIM 89% dos trabalhadores contra 11% que se abstiveram ou NÃO aceitaram o reajuste oferecido.

A proposta aprovada inclui reajuste de 4% para salários e benefícios, sendo 2% neste mês de setembro e 2% em janeiro de 2022. A data base dos trabalhadores nestas empresas é 1º de maio.

Somente para a empresa Telemont Engenharia de Telecomunicações havia uma proposta de pagamento de PPR que também foi aprovada pelos trabalhadores da empresa prestadora da Operadora Oi.

PPR/2021 de R$ 700,00 (valor potencial), com o adiantamento de R$350,00 em setembro/21. O valor potencial restante será informado quando os resultados das metas forem apurados, provavelmente em Fevereiro do ano que vem.

Não participaram da votação, trabalhadores nas empresas Megalink, Amigalink, Loga, Conectja, Conectmais, Vixnet e RG Provider por terem acordos coletivos celebrados diretamente com o SINTTEL-ES e que garantem condições superiores às negociadas com o Sindicato das Empresas.

Foram muitas reuniões saindo de nada, pois o SINSTAL se negava a dar qualquer reajuste. Chegamos a esse percentual depois de brigar muito  com o SINSTAL (sindicato dos patrões), porque o SINTTEL do Espírito Santo e de Rondônia se negavam a levar para a avaliação dos trabalhadores – tanto nas empresas prestadoras de rede externa como nos provedores de internet – uma proposta que não contemplasse reposição das perdas salariais, que até abril/21 somou 7,59%.

A data base dos trabalhadores na Convenção Coletiva de Rede Externa  é 1º de maio.  Esta será a primeira Convenção Coletiva que abrangerá trabalhadores nas empresas  provedores de internet.

A situação estava muito complicada, pois as empresas vinham com um discurso de que não havia possiblidade alguma de repor a inflação do período. Importante lembrar que o Brasil NÃO TEM uma lei que determine que as empresas façam a correção dos salários e benefícios todo ano. Essa é uma conquista dos sindicatos.

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES