O Buraco do Rato: um filme sobre a Vale
O documentário Buraco do Rato, produzido pela equipe de comunicação do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, tem como tema as denúncias feitas por André Almeida, ex-funcionário da Vale S.A., sobre o esquema fraudulento de espionagem de funcionários, terceirizados, jornalistas, governos e movimentos sociais.
A narrativa principal é focada na infiltração e espionagem nos movimentos sociais. Mas o tema é ampliado com as denúncias do financiamento da Vale no transporte de tropas na incidência do Massacre de Eldorado do Carajás, em 1996, que contabilizou 19 trabalhadores sem terra do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) assassinados brutalmente.
Tudo isso é narrado sob a ótica do poder de Estado que a Vale S.A. possui no país, usando subterfúgios da época da ditadura militar para resolver seus problemas sociais, econômicos e ambientais.
Por que a previdência não tem ROMBO?
Com um discurso de que o país vai quebrar, o governo e o novo presidente querem aprovar mudanças na Previdência Social, dificultando a aposentadoria, beneficiando grupos específicos como os militares, retirando direitos da classe trabalhadora e o pior, jogando o trabalhador para os planos de previdência privada. O único objetivo do governo é ter mais liberdade para usar os recursos da seguridade social, transformando a contribuição (Cofins) em imposto para desvincular da Seguridade e aí, sim, acabar com a previdência de muitos brasileiros.
Nessa entrevista, Maria Lucia Fatorelli, da ONG Auditoria Cidadã da Dívida Pública explica em 5 minutos como é essa mentira contada pelo governo, mídia e empresários.
Assista