Notícias

Proposta final ACT 2020/2022

Vivo apresenta proposta. Livre convoca assembleia online na sexta, 25/09

22/09/2020 - 16h04 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Em reunião que só terminou às 20 horas desta segunda-feira (21), a VIVO definitivamente desistiu do saco de maldades e fez uma proposta para o Acordo Coletivo. A Comissão de Negociação da Federação Livre avaliou que pode levar essa proposta para apreciação dos trabalhadores e trabalhadoras em assembleia a ser realizada pela internet. A Livre aguarda formalização da proposta pela VIVO.

A assembleia será dia 25, sexta-feira, das 7 às 19 horas para os Estados de AM, CE, ES, PE, RN, RJ e RO que compõem a base sindical da Federação Livre. A proposta da Vivo é nacional

A pressão da Livre fez a empresa recuar diante da desfaçatez que vigorou nas primeiras reuniões. A operadora queria retirar direitos e reduzir a renda dos “colaboradores” em plena crise econômica e pandemia.

Acordo de 2 anos
A operadora aceitou manter o acordo atual por dois anos, sem mudanças. Porém, não arredou o pé quanto ao reajuste  nos salários e nos benefícios que ficariam, pela proposta, congelados até setembro/21, quando receberiam o INPC integral do período (01/setembro/20 a 31/agosto/21).

Abono indenizatório

Por outro lado, a empresa propõe pagar no dia 11 de Janeiro/21, um abono indenizatório de 50% do salário nominal de agosto/2020, com mínimo de R$ 1.300,00 sem teto máximo. Esse abono é liso,  não incide sobre o INSS, Imposto de Renda e FGTS.

Pela proposta, terão direito a um abono indenizatório empregados admitidos até 31/08/2020 e ativos na data do pagamento 11/01/21. Os desligados a partir de setembro de 2020 até a data do pagamento terão seus salários reajustados no mês de desligamento em 2,94%.

PPR

Outra mudança, na proposta apresentada nessa quarta reunião, é adiantamento do PPR.

A Vivo garantiu, na proposta, o pagamento do adiantamento de um salário nominal do PPR para os empregados lotados no Administrativo, Loja e Campo sem PRV e Atendimentos sem PRV e de meio salário nominal para os empregados lotados no Campo e Atendimento com PRV.
E se compromete em pagar no dia 23 outubro/2020, desde que aprovada pelos/as trabalhadores/as as propostas de Acordo do PPR e do Acordo Coletivo do Trabalho até o dia 9 de outubro/2020.

Já o pagamento do PPR/2020 está confirmado para 31/03/2021, porém com o cumprimento mínimo dos indicadores e desconto do adiamento.

Se aprovada, o adiantamento será feito aos empregados ativos até 23/10/2020. Ficam de fora aqueles/as que estejam encostados por auxílio-doença previdenciário bem como os denominados executivos.

Garantia de emprego

A VIVO aceitou incluir na proposta uma cláusula de garantia de postos de trabalho até Agosto de 2021. E, caso a empresa resolva fazer ajustes no quadro de pessoal, deverá discutir e negociar com a Federação Livre.

Home Office

A empresa propôs estabelecer regras para o home office através de uma Comissão que terá 30 dias para apresentar o regramento do regime de teletrabalho, em acordo específico.

Carro agregado

A aceitação por parte da empresa em manter o acordo atual por 2 anos, garantiu também que não se mexe nos contratos de carros agregados pelo mesmo período. A empresa mantém  o valor atual de R$ 1.224,00 por contrato até agosto de 2022.

Plano médico
Os empregados dos grupos 1 e 2 admitidos a partir de Janeiro de 2021 serão elegíveis a operadora de saúde CNU -Central Nacional Unimed sem possibilidade de up grade. Essa alteração não afetará os ativos.

Sindicatos do AM, CE, ES, PE, RN, RJ e RO convocam assembleia online na sexta-feira, dia 25/09, das 7 às 19 horas pelo link VOTE AQUI . Pra votar é necessário ter a matrícula funcional e a data de nascimento.

Live na 5ª feira – bate papo com os/as trabalhadores/as

A Federação Livre fará um bate-papo pela internet na quinta-feira, dia 24, às 19 horas. O objetivo é abrir uma canal de comunicação com os/as trabalhadores/as, já que não é possível distribuir boletins na porta da empresa e conversar, devido ao risco de contaminação pela Covid-19, que já matou quase 140 mil brasileiros. Todos podem participar comentando ou perguntando no Chat ao Vivo, tanto pelo canal do YouTube da Federação Livre, como pelo Facebook @FederacaoLivre e também pela WEBTV do SinttelRio no YouTube

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES