Dinheiro no Bolso!
30/06/2021 – 11h35 – Federação Livre – Redação
A proposta de adiantamento foi a única alteração apresentada pela empresa no Acordo do PPR, ajustado no ano passado e que tem validade por 2 anos. A próxima negociação no programa de 2022 será feita durante o primeiro trimestre.
Como foi aprovado, em assembleia realizada em 29 de setembro/2020, haverá desconto de 1% do adiantamento para os sindicatos, limitado a R$ 100,00, como taxa de negociação coletiva. Os/as trabalhadores/as que se opuserem ao desconto têm prazo até o dia 09 de julho, para entregar uma carta presencialmente nos sindicatos.
A diferença os prêmios mostra que e empresa discrimina setores, apesar dos resultados serem soma do esforço coletivo dos empregados.
A Comissão de Negociação da Federação LIVRE, cuja coordenação é da diretora do Sinttel-Rio, Vânia Miguez, vem cobrando a unificação do prêmio (target) para todos, o que será tratado na próxima negociação.
Há 1 ano e 4 meses sem ajuda de custo, direito à desconexão, cessão de equipamentos e nenhuma normatização sobre jornada, trabalhadores e trabalhadoras em home office vem arcando com despesas que a empresa deveria compensar.
“Com a anunciada crise hídrica e o aumento da energia elétrica, não é possível sustentar esse sistema de Teletrabalho sem que haja uma ajuda de custo e regras claras para compensar e limitar o trabalho em casa”, destacou Vânia.
A Vivo garantiu que na próxima semana irá marcar a reunião para discutir o Teletrabalho.
Outra reivindicação apresentada foi sobre Bonificação Variável das Lojas que é distribuída trimestralmente para todos os empregados, exceto analistas e recepcionistas. A empresa ficou de analisar a inclusão desses/as trabalhadores/as.
Outra cobrança da Comissão da LIVRE é quanto ao pagamento da periculosidade para Técnicos de Telecomunicações que estão alocados na parte administrativa da operadora.
“A empresa disse que faria um estudo interno dando conta do número de técnicos e a realocação deles em áreas operacionais com o pagamento da periculosidade. Por causa da pandemia o assunto ficou congelado, mas na reunião o diretor da Vivo, Marcio Afonso, adiantou que há uma possibilidade de começar o pagamento a partir de setembro/2021”, contou o diretor do Sinttel-ES, Reginaldo Biluca.
A Federação Livre mantém um canal de comunicação livre@federacaolivre.org.br. Todas as informações e boletins informativos estarão à disposição no site e nas redes sociais do Sinttel do seu estado.