Notícias

Sorteio na Live do dia 8/03

QUIZ sobre mulheres feministas e corajosas vale brindes!

04/03/2021 - 20h12 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

02/03/2021 – 22h59 – Federação Livre – Redação

Objetivando fazer a mulherada se envolver e participar dos Sindicatos, grandes trabalhadoras nos call centers, nas operadoras, nas lojas de atendimento das operadoras, nas prestadoras de serviços que empregam telefonistas estão sendo convidadas pela Federação Livre para responder a um Quiz.

Esse questionário é a porta de entrada para que as mulheres da categoria de Telecom possam participar do sorteio de brindes durante a live que faremos com as presidentas do Sinttel-AM, Lacy da Matta e do Sinttel-RN, Iara Martins, e com a professora da UFF-RJ, doutora doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Cristina  Rodrigues ,no dia 8 de março, às 19 horas pelos canais do Youtube e Facebook da Federação Livre.

Serão sete vouhers de R$ 300, destinados à uma mulher – que respondeu ao QUIZ – nos  estados membros da Federação Livre (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rondônia). Ou seja, uma mulher será sorteada em cada um desses estados.

QUIZ É um pequeno questionário com perguntas sobre mulheres importantes, personalidades políticas, sindicalistas, suas lutas, lembrando sempre da violência doméstica, do feminicídio e de como combatê-los.

Precisamos lembrar sempre dessas personagens históricas que, com sua coragem resistiram à tortura, como Dilma Rousseff e outras, que pagaram com a própria vida por enfrentar os poderosos, como foi o caso de Marielle Franco, a vereadora do PSOL assassinada há três anos (14/03/2018), no Rio de Janeiro, sem que se tenha conhecimento de quem mandou matar Marielle e Anderson, seu motorista.

No Brasil, o direito de votar só foi conquistado em 1932, ou seja muito tempo depois que mulheres de outros países já tinham conquistado a equiparação dos direitos de homens e mulheres . Mas uma mulher furou essa barreira: Luiza Alzira Teixeira Soriano, a primeira prefeita mulher eleita no Brasil e na America Latina em 1927.

 Aos 17 anos de idade, casou-se com um promotor pernambucano, com quem teve três filhas. Ficou viúva aos 22 anos quando seu esposo morreu vítima da Gripe Espanhola. Alzira voltou a morar com seus pais em uma fazenda, ficando conhecida por comandar com pulso firme a casa e as atividades da propriedade. Enquanto participava das reuniões promovidas pelo pai, chamou a atenção da líder feminista Bertha Lutz e do político Juvenal Lamartine de Faria, que a convenceram a disputar a prefeitura de Lajes. Durante a campanha eleitoral de 1928, Alzira foi atacada com ofensas misóginas. Entretanto, foi eleita prefeita com mais de 60% dos votos, assumindo o cargo em 1929. Permaneceu no executivo municipal até o advento da Revolução de 1930 e só voltou a ocupar um cargo público, o de vereadora, em 1947.

A atuação do movimento feminista no Brasil pelo direito ao voto feminino fez a causa avançar, tanto que em 2010, tivemos a primeira presidenta eleita no Brasil. Dilma Rousseff, uma militante  política de esquerda, socialista, que enfrentou a ditadura, sendo presa e tortura por quase três anos. Por enfrentar a elite brasileira machista, misógina, escravocrata, ela sofreu impeachment  e foi retirada do poder.

Quiz  também pergunta sobre a Lei Maria da Penha e os canais de atendimento à mulher (180) criados durantes os governos Lula e Dilma para a proteção da mulher vítima da violência doméstica. E para lembrar as mudanças tecnológicas que mudaram radicalmente o mundo das telecomunicações lembramos as telefonistas, profissão extremamente importante, mas que ao longo de tantas mudanças vem perdendo espaço, sendo substituídas por mensagens eletrônicas.

Acesse o Questionário aqui

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES