Reajustes garantidos
A assembleia virtual, realizada nos dias 18 e 19 de julho, pelo Sistema de Votação On-line do SINTTEL-ES, aprovou a proposta de Convenção Coletiva nas empresas Provedoras de Internet de todo o ES.
Por maioria, 50% dos/as trabalhadores/as aceitou os novos valores para os pisos por função e os reajustes dos demais salários e benefícios negociados com as empresas. A rejeição foi de 45% dos votos e 5% dos/as trabalhadores/as se abstiveram.
Com esse resultado, o Sinttel-ES encaminhará, nesta quinta-feira (20), o texto da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2023/2024) para assinatura do Sindicato das empresas — Sinstal — e, após, seguirá para registro no Ministério do Trabalho e Previdência.
Assim que for registrada, o SINTTEL enviará, por e-mail, para todas as empresas provedoras de internet no ES. Todas, sem exceção, devem adotar a CCT e cumprir o que foi negociado com o Sindicato Patronal (Sinstal) e aprovado pelos/as trabalhadores/as.
As empresas que desejarem já podem ir aplicando os reajustes neste mês de julho.
Reajuste de 3,83% a partir de Maio/2023, sobre os salários praticados em 30/04/2023.
O desconto máximo que as empresas podem fazer sobre o valor total concedido como Auxílio Alimentação é de 5%.
R$ 269,40 para as empregadas que tem filhos de até 4 anos de idade.
R$ 157,00 como gratificação nas férias, em Vale Refeição/Alimentação .
Todos os pagamentos retroativos referente a salários e benefícios, deverão ser efetivados até o fechamento da folha salarial de agosto/2023 e concluídos até o 5º dia útil de setembro/2023.
MANUTENÇÃO DAS CONDIÇÕES MAIS BENÉFICAS
As provedoras de internet manterão as condições mais benéficas atualmente existentes, inclusive no que tange aos benefícios praticados, , ou seja, respeitados os reajustes previstos nas cláusulas de piso, salários e benefícios.
Ficam mantidas todas as demais cláusulas da CCT atual.
Como forma de financiar as despesas que o Sindicato tem com a realização dessa longa negociação com o SINSTAL, os trabalhadores contribuirão com 1% do salário base (sem hora extra, produtividade, comissões ou outra remuneração variável) nos meses de agosto, setembro e outubro/2023 sobre o valor do salário.
Lembramos que o SINTTEL-ES não recebe nenhum repasse das empresas e os diretores do Sinttel não recebem ajuda de custo ou diárias. Eles são assalariados pelas empresas às quais são contratados. Desempenham atividade sindical voluntária, objetivando conquistar melhores condições de trabalho e de vida para a classe trabalhadora.
O Sindicato precisa da contribuição de todos, pois têm despesas como: Água, luz, telefone, internet, funcionários, advogados, combustível, etc. Hoje o SINTTEL atende todos os trabalhadores de Telecom, garantindo reajustes anuais nos salários nos benefícios, plano de saúde, auxílio creche, entre outros direitos que não tem lei que obrigue as empresas a pagarem. Portanto, ajude o Sindicato para ajudar você.
O prazo para se opor ao desconto dessa pequena contribuição vai de 20 a 28 de julho de 2023, até às 17 horas. As manifestações devem escritas de próprio punho INDIVIDUALMENTE, assinadas e entregues pessoalmente no Sindicato.
Atendimento presencial no Sindicato é de segunda a sexta-feira das 9 às 12h e das 13 às 17 horas, na Rua Alberto de Oliveira Santos, 42, edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitória ES.
Mas atenção: quando você não contribui, você joga para os trabalhadores sindicalizados a responsabilidade de manter vivo o seu sindicato. E não é justo se beneficiar às custas dos outros. Faça parte do Sinttel-ES SINDICALIZE-SE. Clique aqui e preencha e ficha de sindicalização.
Acesse nossas redes sociais.