Notícias

Reposição das perdas

Trabalhadores na VIVO terão (no mínimo) 9,85% de reajuste

12/08/2021 - 10h34 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

12/08/2021 – 9h14 – Federação Livre – Redação

O reajuste salarial deste ano para os trabalhadores na VIVO será de, no mínimo, 9,85%, podendo ultrapassar a 10%, dependendo da inflação deste mês.

O índice real da  reposição salarial só será divulgado no dia 9 de setembro, quando o IBGE divulgará a inflação acumulada para o mês de agosto.

Diferente das demais operadoras, os/as trabalhadores/as na VIVO já podem contar com um reajuste salarial que pode ULTURAPASSAR a 10% na data base (1º de setembro). Tudo depende da inflação que for apurada neste mês de agosto. Em Julho, a inflação foi de 1,02% e em 12 meses chegou 9,85%, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE).

Essa é uma grande conquista da ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO no ano passado. A Federação LIVRE e seus sindicatos (Sinttel AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO) brigaram para fazer um acordo coletivo com validade para 2 anos, ou seja, até setembro de 2022. E mais, neste acordo estabeleceu que em setembro de 2021 o reajuste será pelo INPC INTEGRAL, a inflação registrada entre 1º/set/2020 a 31/ago/2021.

Negociação do Acordo Coletivo

Neste ano, a Federação LIVRE iria renegociar com a VIVO somente as cláusulas econômicas do acordo. Porém, o reajustes previsto para os salários, também vale para os auxílios-alimentação (VA, VR e Refeição Extraordinário), creche, cesta básica, babá, para dependentes com deficiência, funeral, condutor; quebra de caixa e reembolso para dirigir veículo próprio.

Entretanto, haverá negociação pois a pauta de reivindicações inclui outras discussões importantes, como  o Teletrabalho (home office) que reivindicamos uma ajuda de custo de 250 reais; além de Garantia de empregos; Qualificação profissional e a renovação do Acordo Coletivo por 2 anos.

Reajuste não é aumento real de salário

Como o nome diz, reajuste é um reajustamento, reequilíbrio, um reacerto de contas. E nos salários é a recuperação do poder de compra. Resumindo, significa que o salário recebido em setembro do ano passado, perdeu ao longo dos meses – até julho, 9,85% – quase 10% do seu valor. E, portanto, não consegue comprar as mesmas quantidades e mercadorias que comprava lá em setembro do ano passado.

Segundo o presidente do Sinttel-ES, Nilson Hoffmann, os salários não terão aumento real, somente reposição do que a inflação corroeu na renda do trabalhador.

“A reposição da inflação apenas recupera aquilo que se perdeu. Contudo, essa é uma vitória para os trabalhadores na Vivo, pois há três anos as operadores negavam a reposição integral da inflação. As empresas impuseram a política de abonos remuneratórios que não incorporavam valor aos salários. E isso se refletia, por exemplo, na redução do valor da aposentadoria e nos depósitos do FGTS do/a trabalhador/a ao longo do tempo de trabalho, explicou Nilson. 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES