Notícias

Trabalhadores na Hallen terão folga sábado sim, sábado não

27/12/2016 - 15h16 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

O Sinttel realizou nos dias 21 (Jardim Limoeiro-Serra), 22 (Cachoeiro de Itapemirim) e 23 (Vitória) assembleias para avaliação da proposta de escala de trabalho – Semana Espanhola – na Hallen Telecom, prestadora de serviço para a Vivo/GVT. As assembleias contaram com a presença de 130 trabalhadores de campo que decidiram aceitar a proposta de acordo coletivo de jornada com 44 horas semanais, sendo que folgam sábado sim, sábado não.

Além dessa conquista, o domingo trabalhado será compensado com uma folga durante a semana seguinte. A empresa ainda pagará o DSR, durante essa folga.

Um aditivo ao Acordo de Jornada feito pelo Sinttel foi negociado com a Hallen. Neste aditivo está estabelecido – especificamente – que a folga dessa escala espanhola sempre será em sábados intercalados, ao invés do que pratica a Telemont, empreiteira da Oi.

Nessa empresa há uma insatisfação enorme. A justiça determinou a volta da escala espanhola, depois que a Telemont resolveu mudar a escala de trabalho. Mesmo assim, a empresa encontrou uma maneira de aborrecer ainda mais os trabalhadores e vem aplicando a folga do sábado em qualquer dia da semana, descaracterizando a escala espanhola. O Sinttel está recorrendo à Justiça.

Denúncia no Ministério Público do Trabalho

A mudança na escala de trabalho na Hallen decorreu de uma denúncia anônima de trabalhadores por excesso de jornada ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Uma investigação do MPT mostrou que a empresa descumpria a legislação e ela foi chamada pela procuradoria a fazer um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A Hallen, então, adotou a jornada de 44 horas semanais com 8h de segunda a sexta-feira e 4 horas aos sábados. Os trabalhadores não ficaram satisfeitos, uma vez que sempre folgaram em sábados intercalados, recebendo as horas que ultrapassavam as 44 horas como extras.

O Sinttel foi chamado a intermediar uma negociação com a empresa, objetivando conquistar novamente a folga semanal em sábados intercalados, possibilitando ao trabalhador ficar com a família em um final de semana inteiro, pelo menos duas vezes por mês. Então em uma semana ele faz 40 horas e noutra faz 48 horas.

A provação dessa proposta foi unânime entre os 130 trabalhadores de campo presentes nas assembleias.

Assembleia em Jardim Limoeiro-Serra

Assembleia em Cachoeiro de Itapemirim

Assembleia em Cachoeiro de Itapemirim

Assembleia em Cachoeiro de Itapemirim

Assembleia em Jardim Limoeiro-Serra

Assembleia em Jardim Limoeiro-Serra

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES