Notícias

Desrespeito

Trabalhadores denunciam: Centel/Claro não deposita FGTS

03/09/2019 - 21h14 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

A Centel (Araujo Alves e Cia ME) prestadora de serviços de cabeamento de rede para a Operadora Claro não vem depositando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos empregados. E não é de hoje que a terceirizada vem descumprindo um direito trabalhista, nas barbas da Operadora que não fiscaliza o contrato e deixa a coisa correr solta. O SINTTEL-ES sabe como isso acaba: empresa perde o contrato, fecha as portas e deixa dezenas de pais de família sem as garantias trabalhistas.

Há aproximadamente dois anos, os diretores do SINTTEL-ES Vanderlei Rodrigues e Rita Dalmásio, estiveram na sede Centel, que fica em Maruípe, Vitória, para apurar junto com os trabalhadores a mesma denúncia. Na época, vários trabalhadores procuraram o Sindicato para reclamar que a empresa não depositava os valores referentes ao FGTS. Os diretores propuseram, então, fazer uma ação coletiva para cobrar da Centel o pagamento do FGTS. “Nenhum dos empregados que conversamos quis participar da ação e, agora, a situação veio novamente parar aqui no Sindicato”, lamentou  Rita.

O presidente do SINTTEL-ES, Nilson Hoffmann, disse que a Centel vem se recusando a tratar os problemas dos empregados, pois seus diretores sequer atendem aos telefonemas do Sindicato. Por outro lado, nenhum trabalhador da empresa é filiado ao Sindicato. “Mesmo assim, é aqui no Sindicato, que os trabalhadores chegam finalmente pedindo ajuda, quando percebem que seus direitos estão sendo desrespeitados”, revela Nilson.

Como saber que o seu FGTS está sendo depositado pela Empresa? 

A Caixa Econômica Federal, onde estão todos as contas de depósito do FGTS, disponibiliza um Aplicativo FGTS. Nele você tem no celular, seu extrato, pode solicitar saque imediato e muito mais. É só baixar pelo play store (Android) App Store (iPhone – IOS). Instale. Ao abrir o App, uma tela explicativa com três passos dará dicas para se cadastrar. Voce precisará:

  1. preencher o CPF (que será o login)
  2. nome completo,
  3. data de nascimento
  4. E-mail
  5. confirmar o e-mail
  6. criar uma senha
  7. confirmar essa senha
  8. Para entrar (login) use o CPF e a senha cadastrados e poderá realizar saques, conferir o saldo, obter extratos e depósitos mensais e receber informações por SMS.​A Caixa disponibiliza o serviço de envio de mensagens via SMS para manter você informado sobre a regularidade dos depósitos e saldo do FGTS.
Como saber que o seu INSS está sendo depositado pela Empresa? 
  1. Entre no https://meu.inss.gov.br e faça seu cadastro. Pegue sua carteira de trabalho, pois você terá que responder a cinco perguntas sobre empresas onde trabalhou e contribuições que foram feitas por essas empresas onde trabalhou.
  2. Depois voce deve registar uma senha de 8 dígitos com letras (maiúsculas e minúsculas) e números.
  3. E vai para a página de Login que é o seu CPF + senha que você registrou.
  4. Na terceira aba, do menu à direita da tela, você clica em EXTRATO PREVIDENCIÁRIO CNIS
  5. A tela seguinte é o seu CNIS, com o registro de todas as empresas que trabalhou e as contribuições feitas pelas empresas. Role a tela até o final para ver se a sua empresa está registrada  e se tem feito os depósitos.
  6. Voce pode imprimir, pois o sistema gera um arquivo em PDF, ou simplesmente avaliar.

A empresa terá que cumprir a CCT 2015/2016

A recusa da empresa em negociar com o Sindicato, se deve às ações de cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2015/2016) que o SINTTEL-ES impetrou contra todas as empreiteiras de rede externa no setor de telecomunicações no ES. E a Centel foi uma dessas empresas condenada a cumprir a Convenção Coletiva daquele ano, pagando pisos salariais por função, principalmente para os cabistas, que é a maioria dos empregados.

E a Claro, o que faz com uma empreiteira como essa? Faz vista grossa. O que significa dizer que a Operadora Claro além de não fazer uma fiscalização constante na contratada, ainda finge que é uma empresa boa, que cumpre todas as normas trabalhistas. 

SINTTEL-ES convida os trabalhadores da Centel a se sindicalizarem para terem direito à assistência jurídica, aos convênios que o Sindicato tem com escolas, faculdades, SESC (áreas de lazer), óticas, farmácias, clinicas, médicos,  e toda a assessoria necessária nestes tempos tão sombrios, em que o ataque aos direitos trabalhistas são diários.

 

 

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES