Impasse continua
A assembleia foi realizada pelo Sindicato, a pedido da empresa, uma vez que os trabalhadores decidiram que negociariam sem a participação do sindicato, após a rejeição da primeira proposta.
A data base é janeiro e foi neste mês que o Sindicato encaminhou a pauta de reivindicação e negociou reajustes acima da inflação — tanto para salários como para os benefícios — visando firmar o Acordo Coletivo 2025.
Uma proposta muito parecida em termos de percetuiais foi concluida com êxito, em outras empresas de teleatendimento, como a Sollo, Ivox, Caper, Comunica, Crednorte, entre outras.
É preciso lembrar que já se passaram 5 meses, após a data base, sem reajuste nos salários. Em janeiro, a proposta da empresa zerava as perdas salariais em decorrência da inflaçao do ano passado, que foi de 4,77%. O reajuste oferecido foi de 7,5%, o que daria um aumento real de 2,73% nos salários.
Os salários e os benefícios praticados na Annellus são os mesmos de dez/2024, exceto os pisos que foram reajustados pelo salário mínimo. Até agora não receberam qualquer reajuste e já foram corroídos em 2,47% – que é a inflçao desse ano (Jan. a abril).
Na primeira assembleia, no dia 28 de janeiro, foram 55 votos contra e 3 votos a favor.
Hoje, o resultado não foi muito diferente: 56 votos contra e 7 a favor da proposta.
Há um impasse na negociação. E o sindicato vai informar para a empresa o resultado dessa assembleia.