Notícias

Negociação coletiva

Trabalhadores/as na Vivo aceitam proposta de reajustes e abono

14/10/2019 - 20h20 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Os diretores Reginaldo Bilucas e Melissa Vescovi Azevedo, que são trabalhadores na Vivo, apuraram os votos na presença dos demais companheiros

As assembleias realizadas pelo SINTTEL-ES, entre os dias 09 e 14/10 nas lojas e sedes da Telefonica/Vivo no ES, para avaliação da proposta de aditivo ao ACT 2018/2020, aprovaram os índices de reajustes e abono oferecidos na negociação salarial, cuja última reunião aconteceu no dia 01/10, em Brasília.

A votação foi secreta e o resultado dos votos foi que 139 trabalhadores/as aceitaram, 47 rejeitaram e 2 se abstiveram.

As assembleias foram realizadas em diversos locais objetivando ouvir e consultar a maioria dos/as empregados/as da Operadora. No dia 09/10, diretores do Sindicato – Vanderlei, Alessandro Mamedi e Reginaldo Biluca – estiveram nas lojas em Guarapari, Cachoeiro e Campo Grande, em Cariacica. No dia 10/10, Os diretores Biluca e Silvia Capistrano foram a Linhares, São Mateus, Nova Venécia e Colatina.

Nas lojas da Grande Vitória as assembleias aconteceram na sexta-feira, dia 11. Nesta segunda, pela manhã, foi a vez de apresentar a proposta aos trabalhadores lotados nas sedes da empresa, em Vitoria – Vivo 2, na Mata da Praia e Vivo 1, em Santa Helena.

As negociações tiveram início no mês de agosto, e pouca coisa mudou na proposta apresentada pela empresa, desde então. A Federação Livre que congrega os sindicatos do ES, RJ, PE, CE, RO e AM, não concordou com a proposta apresentada. Também queria a mudança na proposta do Banco de Horas.

A empresa encerrou as negociações esperando pela resposta dos empregados, que aceitaram um reajuste nos salários para março de 2020 e o engodo de um abono que, somente pago uma vez e não incorpora aos salários, não traz benefícios para a aposentadoria e nem para o FGTS dos/as trabalhadores/as.

A Federação Livre rejeitou essa proposta por achar que ela não atendia às reivindicações da categoria, uma vez que a Telefonica/Vivo é a maior operadora de telefonia do País, com lucros enormes já registrados esse ano.

PROPOSTA DA EMPRESA -APROVADA PELOS/S TRABALHADORES/AS

  1.  CORREÇÃO SALARIAL E ABONO:
    – Correção dos salários em 3,28% (100% do INPC), em março de 2020;
    – Abono indenizatório de 30% do salário nominal com mínimo de R$ 1000,00 (Exceto para executivos, aprendizes e estagiários)
  2. BENEFÍCIOS:
    –  Correção VA/VR em 3,28% (maiores valores) e 3,50% (menores valores) retroativa à data base;
    – Correção Cesta Básica em 3,28% retroativa à data base;
    – Demais benefícios em 3,28% retroativos à data base, exceto locação de veículos e quilômetro rodado;
    – Correção do quilômetro rodado em 3,28% a partir de janeiro de 2020.
  3.  PPR 2020 e 2021:
    – Renovar os Targets atuais do PPR por mais 2 anos (2020 e 2021)
    – Reunião em janeiro/2020 para discutir  tabela de indicadores e adiantamento.
  4. DEMAIS CONDIÇÕES:-
    – Ampliação do prazo de compensação do Banco de Horas para 120 dias a partir de janeiro de 2020;
    – Manutenção das demais cláusulas.

Cadastre-se no Whasts App dp Sinttel-ES 27 98889-6368

Lembre-se que reajuste anual não tem lei que garanta. Só existe porque está no Acordo Coletivo que o SINTTEL-ES  vem negociando ano após ano. Também não existe lei que obrigue a empresa a pagar os benefícios como auxílios alimentação, creche,  filho com necessidades especiais, plano de saúde, funeral e etc. Isso também vale para o Banco de Horas e o PPR, que a empresa precisa firmar acordo com o Sindicato. 

Fortaleça o Sindicato!Filie-se!
#SinttelES  #SinttelSindicatoDeLuta

Veja nas fotos as assembleias realizadas

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES