Notícias

Decisão do Acordo coletivo

Trabalhadores/as na Ivox, Caper, Ideia e Inova aprovam reajuste

16/03/2023 - 22h21 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Assembleia virtual realizada nesta quinta-feira, 16/03, com os/as trabalhadores/as nas empresas Ivox, Caper, Ideia e Inova aceitou a proposta de reajuste negociada pelo SINTTEL-ES para os salários e benefícios. Desta forma, o Acordo Coletivo 2023 será renovado, com a aprovação de 88% daqueles que votaram. 



Votaram 167 empregados/as e destes/as 147 (88%) aceitaram a proposta das empresas. A rejeição ficou por conta de 18 votos e 2 abstenções foram registradas.

Estavam aptos a votar 247 trabalhadores/as e a paticipação chegou a 67% de todo o corpo funcional das empresas. Isso é um sucesso, pois nas assembleias presenciais que o Sindicato realizava até antes da Pandemia, a participação era bem menor.

Proposta Aprovada

Piso do Teleatendimento

Reajuste de 7,4%% (INPC integral + 1,4% de ganho real) a partir de 1º de janeiro de 2023 para os salários dos/as empregados/as enquadrados na jornada de 36 horas por semana, que atuam como operadores do call center.

Para os demais cargos e administrativos

Auxílio-alimentação (tíquete)

Auxílio-creche para crianças até 3 anos

Pagamento dos reajustes retroativos

A empresa quitará as diferenças dos reajustes dos meses de janeiro e fevereiro em duas parcelas,
nos meses de abril e maio/23

Contribuição assistencial

O Sindicato informa que haverá uma taxa de contribuição assistencial, a ser descontada dos trabalhadores e trabalhadoras na Ivox, Caper, Inova e Ideia para custeio das despesas geradas com a negociação do acordo coletivo. O valor será de 3% do salário base de cada empregado/a, divididos em três parcelas de 1% nos meses de Abril, Maio e Junho de 2023.

Essa taxa é estabelecida na legislação, portanto ela é legal. Para além de ser legal, é muito importante para a manutenção do Sindicato, que faz a negociação do Acordo Coletivo, garantindo os benefícios — Reajuste anual; tíquete, tíquete nas férias em algumas empresas, licenças e afastamentos; auxílio-creche, plano de saúde, entre outros — que não tem lei que obrigue as empresas a pagar, mas foram conquistas do Sinttel-ES e estão garantidos no Acordo Coletivo há vários anos.

Caso o trabalhador não concorde em contribuir com o Sindicato, mas usufruirá dos benefícios, deve ir até a sede do Sinttel e fazer uma carta de próprio punho, no local, se opondo ao desconto até o dia 23 de março. Atendimento presencial no SINTTEL é de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e de 13 às 17 horas, na  Rua Alberto de Oliveira Santos, 42 edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitoria ES.

Mas atenção: quando você não contribui, você joga para os trabalhadores sindicalizados a responsabilidade de manter vivo o seu sindicato. E isso não é justo. Faça parte do Sinttel-ES

Acesse nossas redes sociais

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES