Notícias

Segurança no trabalho

Trabalhador não vota e muito menos elege chefe para a CIPA

12/06/2024 - 22h39 - Sinttel-ES - Tânia Trento | Jornalista | Reg. Prof. 0400/ES
Imprimir

O cipeiro que não defende os trabalhadores não merece ser cipeiro

Trabalhadores têm de ficar atentos para eleger cipeiros da categoria e não os representantes dos patrões, os chefes, que já são indicados pelas empresas.

Os cipeiros, eleitos pelos trabalhadores, têm estabilidade e, portanto, tem o dever de apontar os riscos do ambiente de trabalho, providenciar emissão de CAT, medição de ruídos, análise dos postos de trabalho e mapa de risco. Também devem preparar materiais explicativos sobre direitos dos trabalhadores e, principalmente, deve lutar pela redução da jornada de trabalho.

A redução da jornada é lema de uma CIPA atuante porque é uma importante ferramenta contra as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Vote em companheiros que não fogem da luta quando o assunto é defender a saúde e os direitos dos trabalhadores.

Por que lutar contra exploração

Todos os dias, trabalhadores são explorados e têm sua saúde atacada. Isso acontece em razão da forma como se organiza o trabalho: jornada excessiva, escala inadequada, sobrecargas de tarefas, ritmo acelerado, assédio moral, etc.

Não há como não adoecer. Uns mais rápido outros menos, mas de alguma forma o trabalhador deixa um pouco de si na empresa.

Por isso, a CIPA tem o dever de lutar pelos trabalhadores. O cipeiro que não defende seu companheiro não merece seu voto. Olho vivo galera!

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES