Notícias

Fim do contrato

TIM e VIVO dizem que vão honrar salários e rescisões da Ezentis

03/09/2022 - 9h38 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Encerrou-se no final da tarde desta sexta-feira, 02/09, a reunião entre a TIM com a Federação LiVRE para discutir o processo de descontinuidade do contrato com a Ezentis em vários estados.

A TIM garantiu que vai  honrar todos os compromissos com os trabalhadores da Ezentis, tanto a folha salarial de agosto quanto as rescisões contratuais. O mesmo já foi informado pela Vivo.

Isso significa pagamento dos salários/benefícios previsto para o próximo dia 06 de setembro, e todas as verbas rescisórias, cujas homologações serão feitas sob a assistência dos sindicatos, o mais breve possível.

Os Sindicatos solicitaram ainda que até as rescisões contratuais não haja suspensão do plano de saúde, e seja garantido combustível e a locação de veículos, caso contrário, será impossível trabalhar.

Na reunião, basicamente, a empresa buscou da Federação LiVRE – a qual o SINTTEL-ES é Filiado, o suporte jurídico necessário para efetuar esse procedimento. Isso deve resultar em um termo de compromisso, que será assinado por todas as federações de trabalhadores em Telecom (LiVRE, Fitratelp e Fenattel).

A TIM está trabalhando no cadastro de todos os trabalhadores da Ezentis para viabilizar os pagamentos. Aqui no ES, são 17 trabalhadores no contrato da Ezentis com a TIM e 32 no contrato com a VIVO.

O passo seguinte será definir o cronograma de desligamento do pessoal da Ezentis/TIM e consequente contratação pela Teleperformance Telecom  (TLP). No caso da VIVO, a empresa que substituirá a Ezentis será a TEL.

As homologações das rescisões de contratos de todos os trabalhadores contarão com a assistência SINTTEL-ES.

Quanto às novas contratadas, reivindicamos o compromisso da TIM e da VIVO de acompanhar de forma muito incisiva as tratativas com os sindicatos no sentido de formalizar instrumentos coletivos de contrato que assegurem a manutenção, no mínimo, das atuais condições de salários, benefícios e condições de trabalho.

Na próxima semana, o SINTTEL-ES vai convocar os trabalhadores para uma reunião de esclarecimento das condições para a saída da Ezentis.

VIVO quer Quitação Total

A Vivo tem uma proposta OPCIONAL  que será feita no momento da homologação da rescisão – de dar um incentivo para que os trabalhadores não ingressem na Justiça do Trabalho reivindicando pendências trabalhistas anteriores. A operadora está oferecendo pagar 30% do salário por cada ano trabalhado – limitado a 3 anos – em troca de quitação total dessas pendências.

O Sindicato quer que os trabalhadores tenham clareza do que significa essa quitação total.

TIM e  VIVO precisam FISCALIZAR

Os sindicatos ligados a Federação LiVRE cobraram da TIM o seu dever de melhor vigiar e fiscalizar com rigor as suas empresas contratadas para que, novamente, os trabalhadores não paguem a “conta” de um mal contrato firmado com empresas que não merecem credibilidade.

A bola da vez é a TLP. A Tim decidiu, unilateralmente, pela contratação da empresa paulista TLP (Teleperformance Telecom) para operar no ES, no Norte e Nordeste. O mesmo aconteceu com a VIVO que contratou a TEL. Pois bem, que a TIM, desde já, entre no circuito e exija da TLP a absorção de todos os ex-trabalhadores da Ezentis e o pleno cumprimento dos instrumentos coletivos em vigor, os quais determinam as bases mínimas dos salários, benefícios e condições de trabalho.

Os sindicatos solicitaram que a TIM garanta uma reunião conjunta com a TLP, o mais breve possível.

Da mesma forma o Sinttel-ES exige que a VIVO e a nova contratada TEL absorva todos os ex-trabalhadores da Ezentis e mantenha as mesmas condições de trabalho e renda atuais. O Sinttel-ES tem enfrentado muitos problemas com outra contratada da VIVO no ES, a Hallen Telecom, que vem dando calote em dezenas de trabalhadores e vive atrasando pagamento de salários e benefícios. E a VIVO tem feito vista grossa com essa situação que já dura mais de ano.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES