Salários e benefícios melhores
A categoria, representada na pesquisa por 189 trabalhadores/as dos principais call centers do ES, reforçou as reivindicações para a Campanha Salarial deste ano, praticamente as mesmas que o Sindicato já vinha fazendo em anos anteriores.
São sete as reivindicações prioritárias para a renegociação dos Acordos Coletivos, confome o gráfico:
Além dessas revindicações tem a questão da saúde e das condições de trabalho que terão um capítulo à parte nas reuniões com as empresas. O quadro apontado na pesquisa é preocupante. Veja matéria específica neste link: Depressão e ansiedade são as doenças que mais afetam os teleoperadores
Home Office, híbrido e presencial
A pesquisa apresentou que pouco mais da metade (51,7%), dos/as que trabalham nos regimes híbrido e home office, recebem ajuda de custo. Outros 48,3% não recebem nada. Esse dado revela ao Sindicato que é preciso reivindicar valores que compensem o trabalho fora da empresa e garanta esse benefício para aqueles/as que ainda não têm e que não são poucos.
Outro dado importante é que 25,9% dos/as que estão no regime de Home Office/Híbrido (alguns dias em casa e outros na empresa, durante a semana) não dispõem de mobiliário adequado, de mesas e cadeiras, o que fere a norma regulamentadora (NR 17) do Ministério do Trabalho, pois trata Ergonomia no local de trabalho, seja na empresa ou na casa do/a empregado/a.
Outra informação, veio como denúncia, que empresas descontam da ajuda de custo o tempo dos atestados médicos e de quando o trabalhador está na empresa no regime híbrido. Essas regras não foram discutidas com o Sindicato e serão, certamente, tratadas com os patrões.
Plano de Saúde é um problema crônico
A pesquisa também apontou muitas queixas sobre os planos de saúde. As principais são o valor da coparticipação, a rede credenciada que não atende às necessidades, a dificuldade de marcar procedimentos. Entretanto, viu-se que uma grande quantidade de trabalhadores desistem do benefício. Se somarmos os que não estão satisfeitos com aqueles/as que disseram que o plano poderia melhor teremos uma total de 45,8%, que é um percentual muito expressivo. Demosntra que o benefício precisa de mudanças para que todos possam usufruir. As empresas precisam ter mais sensibilidade ao oferecer o benefício, já que as doenças causadas pelo toxico ambiente de trabalho desembocam justamente na rede credenciada de atendimento.
O formulário da pesquisa “o que deseja e precisa o/a teleoperador/a? foi aplicado pela internet, enviado diretamente aos contatos da categoria, cadastrados no canal de WhatsApp do sindicato, e respondido por 189 teleoperadores/as, com mais de 18 anos, entre os dias 7 de dezembro/2023 e 21 de janeiro/2024 nas empresas Sollo Brasil, BrasilCenter, Comunica Contact Center, Ivox, Ideia, Inova, Annellus, Lopes Call Center.
Veja pesquisa completa com gráficos AQUI
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Você, trabalhador e trabalhadora no setor de Telecom sabe que o SINTTEL-ES sempre estará ao seu lado, portanto SINDICALIZE-SE. A contribuição é de 1% do salário base ao mês e certamente define o comportamento das empresas com os/as trabalhadores/as. Quanto mais sindicalizados ao SINTTEL-ES maior a chance de conquistas. O SINDICATO É SUA GARANTIA.
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