Ganho real
A assembleia teve uma participação pequena, diante dos milhares de trabalhadores na Sollo. Votaram 392 trabalhadores(as). A proposta negociada pelo sindicato recebeu 251 a favor e 136 contra . Poucas abstenções (5) foram registradas.
O resultado da assembleia, pelo número pequeno de participantes não demonstrou satisfação com que o foi negociado pelo Sindicato e aceito pela empresa. No ano passado, a votação contou com mais de 1.300 votos.
A Sollo concedeu reajustes acima da inflação registrada no ano de 2025 que, pelo INPC do IBGE, foi de 3,90%. Os reajustes variam de 5% a 6,8% para salários e também para os auxílios alimentação, creche, filho PCD e ajuda e custo home office.
Este ano, depois de vários pedidos, todos os trabalhadores e trabalhadoras na Sollo Brasil terão o auxílio alimentação integral nas férias. Uma conquista, pois essa ainda é uma reivindicação que fazemos na BrasilCenter, na Comunica Brasil, entre outros call centers, aqui no ES.
1) Reajuste salarial, com ganho real — a partir de 1º de janeiro de 2026
2) Reajuste do tíquete alimentação — a partir de 1º de janeiro de 2026
Finalmente, todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa passam a receber 100% do valor nas férias.
Com a proposta aprovada, haverá uma contribuição assistencial a ser descontada dos trabalhadores e trabalhadoras NÃO SINDICALIZADOS da Sollo Brasil para custeio das despesas geradas com a negociação do acordo coletivo pelo SINTTEL-ES. O valor é de 3% do salário base de cada empregado/a, divididos em três parcelas de 1% nos meses de Fevereiro, Março e Abril/2026.
O trabalhador ou trabalhadora filiado/a, que contribui mensalmente, não paga essa taxa.
A taxa é considerada legal pelo STF . Mas, para além de ser legal, é muito importante para a manutenção do Sindicato, que faz a negociação dos Acordos Coletivos e Convenções Coletivas com várias empresas, nas quais são garantidos — Reajuste anual, tíquete alimentação, auxílio creche, plano de saúde, entre outros — que não tem lei que obrigue as empresas pagarem, mas foram conquistas do SINTTEL-ES.
Caso o trabalhador não concorde em contribuir com o Sindicato, mas usufruirá dos benefícios contidos no acordo coletivo, deve ir até a sede do Sinttel e fazer uma carta de próprio punho, no local, se opondo ao desconto até o dia 28 de janeiro de 2026.
Trabalhadores na Grande Vitoria podem se opor à contribuição diretamente no sindicato em carta escrita e assinada na sede do sindicato. Trabalhadores de fora da Grande Vitória podem enviar carta individual, escrita e assinada na forma Registrada (AR) pelos Correios. Valerá da data da postagem – 28 de janeiro.
Atendimento presencial de segunda a quinta-feira, das 9 às 12h e de 13 às 17 horas. Na sexta, das 8 às 12h e de 13 às 15 horas, na Rua Alberto de Oliveira Santos, 42 edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitoria ES.
Mas atenção: quando você não contribui, você joga para os trabalhadores sindicalizados a responsabilidade de manter vivo o seu sindicato. E isso não é justo. Faça parte do Sinttel-ES SINDICALIZE-SE. Clique aqui e participe da Campanha de Sindicalização premiada e concorra a uma bicicleta elétrica, uma TV de 40 polegadas e um Smartwatch Aurafith
Acesse nossas redes sociais.