O Sinttel-ES recebeu uma denúncia na terça-feira, dia 13, dos próprios trabalhadores da Site Telecom, empresa localizada na Serra/ES, prestadora de serviços para a Embratel e a EDP Escelsa, de que os salários de cerca de 15 trabalhadores estavam atrasados. Chegando lá, a situação era ainda pior, pois a Staff, outra empresa que presta serviços para Net, também estava devendo os salários de 40 trabalhadores.
O diretor de Formação do Sinttel-ES, Vanderlei Rodrigues, acompanhou os trabalhadores e conseguiu reunir-se com a chefia, que culpou a contratante (Embratel) pelo atraso no pagamento. Segundo a Site, a contratante não pagou o valor fechado dos serviços executados. A Staff já tinha recebido 85% do valor geral, mas estava devendo os trabalhadores os salários e o aluguel dos carros.
Um trabalhador falou: “A situação aqui é atraso de pagamento e a gente fica sem saída, sem poder fazer compra, para colocar o alimento dentro de casa. E não ns dão satisfação alguma. São 10 dias de atraso, uma palhaçada!”, reclamou.
O problema começou a ser resolvido na manhã de quinta-feira, 10 dias depois da data limite para o pagamento. Pela manhã, cinco trabalhadores receberam os vencimentos e no final da tarde foi a vez do restante.
“A presença do sindicato na porta da empresa conversando com os trabalhadores e a empresa foi de grande importância para que o dono olhasse a situação com outros olhos”, disse Vanderlei.
Os atrasos de salário, do aluguel dos carros, o não pagamento do vale transporte e as ameaças: “quem quiser ser mandado embora, vai, eu mando, mas também não quando vou pagar”, são constantes.
Uma vergonha! Está se tornando uma escravidão.
Os trabalhadores contaram que a Site Telecom fornece o vale transporte diariamente. No final do expediente a chefia dá R$ 11 reais para as passagens de volta para casa e de vinda para a empresa no dia seguinte. E no outro repete-se o mesmo procedimento. Ou seja, ninguém pode ir embora antes de receber o vale.