Notícias

Sinttel-ES participa da 1ª reunião da “nova” Fenattel

14/06/2012 - 8h09 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

O Sinttel-ES, por meio do presidente Nilson Hoffmann, participou da primeira reunião da direção da Fenattel, realizada entre 13 e 15 de junho, em São Paulo, depois que a nova diretoria da entidade foi empossada em fevereiro desse ano. Na pauta das discussões, as negociações coletivas com as empresas terceirizadas, call centeres que estão acontecendo, e nas operadoras, que começam no segundo semestre.

A Fenattel congrega 21 sindicatos de trabalhadores em telecomunicações no País que representam cerca de 95% dos empregados do setor. Além de socializar as informações e estratégias, foram feitas avaliações das negociações coletivas em andamento e das comissões, que tiveram recompostos seus membros e coordenadores. Também foi aprovado o calendário anual de reuniões e atividades com planejamento dos trabalhos visando enfrentar os patrões com mais organização e mobilização dos trabalhadores.

Situando as negociações do setor com a conjuntura politica-econômica atual, o técnico do Dieese, José silvestre fez uma avaliação dos cenários enfrentados e traçou uma perspectiva para o segundo semestre nas negociações com as operadoras. O tema eleição nos sindicatos também foi tratado na reunião.

Informes jurídicos

O assessor Jurídico da Fenattel, o advogado Hélio Stafani Gherardi fez uma explanação das novas disposições legais do aviso prévio (lei 12.506/11). Uma nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego fez acertos na nova tabela do aviso prévio, que antes prejudicava os empregados. Hélio explicou também uma orientação normativa do Ministério do Trabalho sobre a contabilidade da contribuição sindical (imposto sindical) que deve ser separada do restantes dos recursos recebidos pelo Sindicato, como por exemplo a contribuição do trabalhador sindicalizado. Outro assunto discutido foi as normas normas para obtenção do seguro desemprego, que dificultam absurdamente a obtenção do benefício. Para ele, a nova lei do seguro desemprego foi feita com base na exceção, em que alguns maus exemplos abusam do benefício.

1º Encontro Nacional de Assessores de Comunicação dos sindicatos filiados à Fenattel

Visando construir uma integração das assessorias e dos conteúdos informativos entre os sindicatos, foi realizado na tarde do dia 13 o primeiro encontro de assessores de comunicação dos Sintteis. A reunião contou com a participação de 17 jornalistas e vários diretores dos estados AP, AM, BA, ES, CE, MT, MS, PR, PE, SC, RO, RJ, RN, TO.

Os jornalistas ouviram palestras de Marcelo Fernandes (assessor do Sinttel-SC), José Luiz Passos (assessor da Fenattel) e Rosa Leal (assessora do SinttelRio) que falaram sobre os novos recursos criativos, experiências com internet e novas mídias sociais e uma apresentação de como vai funcionar o site da Fenattel, que ganhou espaços para inserções de matérias produzidas pelos jornalistas nos sindicatos.

Os assessores puderam apresentar como é a comunicação dos sindicatos, a produção dos jornais, boletins, sites e redes sociais (Facebook e Twitter). Houve trocas de experiências e todos puderem conhecer as dificuldades e avanços de cada um. Um pedido comum à Fenattel é que a entidade mantenha as entidades informadas imediatamente após as reuniões de negociações realizadas em nível nacional.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES