Campanha Salarial 2024
Após algumas reuniões entre o SINTTEL-ES e a Sollo Brasil, uma proposta de reajustes foi negociada e agora é apresentada aos/às trabalhadores/as para que decidam se o Acordo Coletivo pode ser renovado.
O Sindicato defendeu as necessidades dos trabalhadores de terem uma renda melhor — reajustes nos salários, no tíquete alimentação, nos auxílios creche, na ajuda de custo do home office, por exemplo.
Também tentou sensibilizar a Sollo em ampliar o tíquete nas férias e o auxílio creche para todos/as; a reduzir a coparticipação no plano de saúde — que foi uma das maiores reclamações apontadas na pesquisa — como também a melhoria no ambiente de trabalho, em que a pressão escessiva das chefias, sobrecarga de tarefas e escala de trabalho inadequada vem afetando seriamente o estado psicológico dos trabalhadores.
Inflação – A inflação do ano de 2023 foi de 3,71%. Esse número é o INPC, medido pelo IBGE no acumulado de 12 meses — Jan a Dez 2023. A data base para a renegociação do Acordo Coletivo na Sollo Brasil é 1º de janeiro. Isso quer dizer que a perda salarial dos salários, durante 2023, foi de 3,71%.
Na maioria dos salários, a empresa chegou a reajustes que ultrapassaram a inflação. No tíquete alimentação, a empresa ofereceu 10% de reajuste, representando um ganho real de 6,29%, acima da inflação que coorreu os salários e o valor do tíquete.
10% nos valores praticados para os operadores, passando para:
O Sindicato informa que, se a proposta for aprovada, haverá uma taxa de contribuição assistencial, a ser descontada dos trabalhadores e trabalhadoras da Sollo Brasil para custeio das despesas geradas com a negociação do acordo coletivo. O valor será de 3% do salário base de cada empregado/a, divididos em três parcelas de 1% nos meses de Março, Abril e Maio de 2024.
O trabalhador ou trabalhadora filiado/a, que contribui mensalmente não pagará essa taxa.
Essa taxa foi considerada legal pelo STF . Mas, para além de ser legal, é muito importante para a manutenção do Sindicato, que faz a negociação dos Acordos Coletivos e Convenções Coletivas com várias empresas, sejam Call Centeres, provedores de internet, redes, operadoras, nas quais são garantidos — Reajuste anual, tíquete alimentação, auxílio-creche, plano de saúde, entre outros — que não tem lei que obrigue as empresas a pagar, mas foram conquistas do SINTTEL-ES.
Caso o trabalhador não concorde em contribuir com o Sindicato, mas usufruirá dos benefícios contidos no acordo coletivo, deve ir até a sede do SINTTEL-ESe fazer uma carta de próprio punho, no local, se opondo ao desconto do dia 9 ao dia 27 de Fevereiro/2024. Lembrando que o sindicato não funcionará do dia 12 a 14 de fevereiro (Carnaval). Atendimento presencial no SINTTEL-ES é de segunda a quinta-feira das 9 às 12h e de 13 às 16h30. Na sexta-feira, é de 8h às 12h e de 13 às 16 horas, na Rua Alberto de Oliveira Santos, 42 edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitoria ES.
Mas atenção: quando você não contribui, você joga para os trabalhadores sindicalizados a responsabilidade de manter vivo o seu sindicato. E isso não é justo. Faça parte do Sinttel-ES SINDICALIZE-SE. Clique aqui e preencha e ficha de sindicalização.
Como aconteceu no ano passado, a assembleia será virtual. Na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, das 7 h às 17 horas, a plataforma SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE estará aberta para que os/as trabalhadores/as possam acessar e votar, aceitando, se abstendo ou rejeitando a proposta que apresentamos.
Você, trabalhador e trabalhadora no setor de Telecom sabe que o SINTTEL-ES sempre estará ao seu lado, portanto SINDICALIZE-SE. A contribuição é de 1% do salário base ao mês e certamente define o comportamento das empresas com os/as trabalhadores/as. Quanto mais sindicalizados ao SINTTEL-ES maior a chance de conquistas. O SINDICATO É SUA GARANTIA.
Acesse nossas redes sociais.