Negociações salariais
Nesta segunda-feira (21), foi dada a largada para o processo de negociação coletiva 2023 na V.tal, empresa de rede neutra de fibra ótica oriunda da Oi, em uma telerreunião com a presença da Comissão de Negociação da Federação LiVRE, da qual o SINTTEL-ES é integrante, e os representes da empresa, Daniela Bena e Mateus Vieira.
A pauta de reivindicações apresentada à V.tal é a mesma que será apresentada às Operadoras. São apenas algumas cláusulas objetivando acelerar a pactuação do Acordo Coletivo ainda na data base, 1º de setembro.
Reivindicações
Por que 5% para salários e 10% para os benefícios?
A inflação de janeiro a julho, divulgada no dia 11 pelo INPC do IBGE, foi de 3,84%. Esse índice serve para repor a perda do poder de compra dos salários, corroídos pela inflação. Esse ano, a reivindicação de 5%, objetiva zerar as perdas e ainda somar um ganho real à renda salarial dos trabalhadores da V.tal.
Este índice faz parte do grupo dos principais indicadores econômicos do país. Ele registra a oscilação dos preços do custo de vida de famílias que ganham de 1 a 5 salários mínimos por mês.
Entre os pontos tratados, a Comissão de Negociação dos Trabalhadores salientou que a V.tal precisa conscientizar suas prestadoras de serviço para que cumpram os acordos ou convenções coletivas locais, nos estados do AM, ES, CE, PE, RJ, RN e RO. Outro ponto importante para a Comissão da LiVRE é a vigência por 2 anos do acordo em discussão.
Os representantes da empresa receberam as reivindicações, mas pediram para responder na segunda quinzena de setembro por ainda não ter os relatórios de cunho econômico-financeiro da empresa. Solicitaram a prorrogação do atual acordo de jornada de trabalho por mais um ano e sua inserção no acordo coletivo que está sendo discutido com a LiVRE e as demais federações, para torná-lo um instrumento jurídico único.
A segunda telerreunião de negociação está marcada para 18 de setembro. A terceira e, possivelmente a reunião final, será dia 26 de setembro, com a presença dos sindicalistas e representantes patronais.
Você, trabalhador e trabalhadora no setor de Telecom sabe que o Sinttel sempre estará ao seu lado, portanto SINDICALIZE-SE. A contribuição é de 1% do salário base ao mês e isso certamente define o comportamento das empresas com os trabalhadores. Quanto mais sindicalizados ao Sinttel maior a chance de conquistas. O SINDICATO É SUA GARANTIA.
Acesse nossas redes sociais.