Negociação Salarial 2021
O SINTTEL-ES abriu negociações salariais na Sollo Brasil para discutir as cláusulas econômicas do atual acordo coletivo de trabalho que tem validade até dezembro desse ano. A Sollo é a maior empresa de call center no Estado, prestando serviços para Unimed, PicPay e empresas de captação de recursos.
Duas reuniões foram realizadas e objetivou rever os valores praticados nos salários, nos auxílios-alimentação, creche e para filhos com deficiências e a ajuda de custo para o home office. As demais cláusulas do acordo serão revistas em 2022.
As discussões com a empresa levaram em consideração as crises econômica e social, causadas principalmente pela Pandemia, que corroeram o poder de compra da classe trabalhadora.
Com tudo subindo de preço nos supermercados, gasolina e gás de cozinha nas alturas, o Sindicato reivindicou reposição da inflação e aumento real de salário, como forma de valorizar o trabalho do teleatendimento ativo e receptivo feito por 1.500 empregados na Sollo.
1- Reajuste nos salários e benefícios em 5,45% que, segundo o INPC-IBGE, é a inflação apurada em 2020. Como a data base da categoria é 1º de janeiro, esses reajustes seriam retroativos, ou seja, em janeiro/2021.
Outra reivindicação da categoria, foi quanto a ajuda de custo para os/as trabalhadores/as em regime de Home Office. Com a Pandemia, os protocolos sanitários obrigaram as empresas a implantar o sistema de trabalho em home office. Porém, não foi estabelecida uma ajuda de custo para o pagamento da energia, internet, que aumentaram e foram assumidos pelos próprios trabalhadores.
2 – A partir de agora, a empresa ofereceu R$80 para aqueles/as teleoperadores/as que estão trabalhando em casa, usando os equipamentos da empresa: computadores, headset, internet. Já para aqueles/as que usam equipamentos próprios, a ajuda de custo seria de R$ 160,oo.
Diante dessa negociação, o SINTTEL-ES convoca os/as trabalhadores/as na Sollo Brasil para avaliarem a proposta de Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho
A assembleia que antes era realizada por aclamação ou com urnas e votos em papel, desta vez será feita de forma virtual. O Sinttel criou uma plataforma online e segura de votação no endereço eletrônico
www.votorapido.com.br
Nos dias 01 e 02 de março de 2021, a assembleia estará aberta para que a categoria decida se aceita ou não a proposta da empresa. A votação começa às 8h no dia 01 e fecha às 18h no dia 02 de março.
Para votar, o/a trabalhador/a precisa apenas do número da matrícula, que está no crachá, e a data de nascimento.
Caso a matrícula não dê acesso à votação, procure o supervisor, para que ele forneça o número correto. A data de nascimento deve ser escrita com as barras ex: 01/01/2021.