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Salários terão 6,47% de reajuste na Atento

28/07/2011 - 8h34 - Sinttel-ES - Tânia Trento | Jornalista | Reg. Prof. 0400/ES
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Assembleia reuniu os trabalhadores (as) que aceitaram a proposta feita pela empresa. O reajuste é retroativo a janeiro de 2011 e elevou o piso salarial para R$ 649,57 que será pago no dia 15 de agosto

Depois de tentar negociar as reivindicações dos trabalhadores por e-mail, o que é um absurdo!, a Atento finalmente se reuniu presencialmente com o Sinttel para definir o Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. A demora, segundo o presidente do Sinttel, Nilson Hoffmann, se deu porque a empresa – com sede em São Paulo – estava negociando, em nível nacional, com a comissão nacional da Federação dos Trabalhadores em Telecomunicações – Fenattel a Convenção Coletiva dos trabalhadores em call centers.

A assembleia, que definiu pelo reajuste, foi no auditório do Sinttel, na noite de terça-feira, dia 25. A proposta aprovada foi a seguinte:

Reajuste salarial: 6,47%
Piso Salarial: R$ 649,57;
Tíquete refeição: R$ 10,00 por dia (era R$ 9,34)
Crédito extra no tíquete refeição em setembro 2011: R$ 100,00
Auxílio Creche: reajuste de 6,47%
Todos os reajustes e benefícios serão retroativos a janeiro de 2011.

Aproveitando a reunião, o Sinttel relatou uma série de reivindicações e reclamações feitas pelos trabalhadores, na assembleia realizada em maio passado, que definiu a pauta de reivindicações do acordo coletivo. Apesar de não constar do Acordo Coletivo que está sendo firmado, a empresa se comprometeu, em e-mail enviado ao sindicato, a proceder da forma publicada abaixo para alguns dos problemas enfrentados. A resposta da empresa está entre aspas.

1) Critérios estabelecidos para fixação das metas

“As metas são estipuladas pelo cliente (Vivo) e geralmente recebemos a meta no decorrer do mês. A orientação aos promotores é que trabalhem com as metas do mês anterior e após o recebimento da meta oficial a mesma é repassada”.

2) Quais são as funções dos promotores de vendas?

“A função do promotor de vendas é abordar, orientar e realizar efetivamente a venda ao cliente.”

3) Relatórios de vendas. Forma de encaminhamento

“A informação das vendas realizadas pelo promotor é enviada aos supervisores através de SMS diariamente. Todos os promotores possuem uma linha corporativa. Para que o promotor receba a remuneração variável, que é uma comissão sobre as vendas, é necessário que o mesmo envie um relatório semanal para o supervisor. Estas vendas são validadas e a comissão é paga. Esta demanda faz parte do escopo de trabalho do promotor.”

4) Solicitação de que os supervisores tenham o Acordo Coletivo em mãos para explicação aos empregados, quando são demandados por eles:

“Todas as informações internas da empresa, quando disponibilizadas são repassadas aos supervisores para que estes repliquem.”

5) Solicitação de que os supervisores expliquem aos funcionários como se dá o acesso ao “pessoas online”. Os empregados não estão conseguindo acessar?

“Já alinhamos com os supervisores esta informação.”

6) Quando um empregado precisa se deslocar a outra localidade depois de já ter utilizado seu vale transporte do dia a empresa não reembolsa o valor gasto

“Pedimos ao coordenador que entenda com o supervisor esta informação. Isto não é para acontecer. Por vezes precisamos deslocar um promotor mas ele é avisado com antecedência.”

7) Homologação

“Estamos agilizando este processo para que as homologações ocorram o quanto antes. No entanto, enfrentamos alguns problemas de funcionários que não realizam os exames médicos em tempo hábil. Neste mês, em 27/7, um funcionário de Administração de Pessoas do Rio de Janeiro fará as homologações.”

O Sinttel pede aos trabalhadores da Atento que informem ao sindicato se esses procedimentos estão sendo realmente cumpridos. Ainda, cada empregado pode ter acesso ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) publicado aqui . De posse do ACT, se não entender o que está escrito nas cláusulas, liguem para o Sinttel (27 3223-4844) que os esclarecimentos serão feitos.

“O que importa, disse o presidente do Sinttel, Nilson Hoffmann, é que os trabalhadores saibam, claramente, quais são as obrigações e/ou direitos de parte: trabalhadores e da Atento, para as demandas solicitadas”.

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