Notícias

Acordos coletivos

Reuniões com TIM e Vivo dia 22/8 dão pontapé nas negociações salariais 2023

16/08/2023 - 19h24 - Sinttel-ES - Tânia Trento | Jornalista | Reg. Prof. 0400/ES
Imprimir

Nestas negociações os sindicatos querem, no mínimo, reajuste de 5% para os salários e 10% para os benefícios, além da unificação dos valores do tíquete alimentação em todas as operadoras e para todos os trabalhadores Adm, Lojas, Campo e Atendimento.

Em reunião, a direção da Federação LiVRE, da qual o Sinttel-ES integrante junto com os estados AM, CE, PE, RJ, RN e RO,  bateu o martelo em pontos considerados cruciais para a renovação dos Acordos Coletivos com as Operadoras, cuja data base é 1º de setembro.

Neste ano, as negociações ficarão centradas na renovação da cláusulas econômicas, como salários e benefícios na ALGAR, ANGOLA CABLES, OI, VIVO e TIM.

Somente com a Claro é que todo o Acordo será rediscutido e, neste caso, temos muitos pontos a serem tratados. Como por exemplo, estender o tíquete na férias para todos os trabalhadores. Isto não impedirá que um ou outro assunto relevante não possa ser objeto de apreciação, considerando a importância do tema.

Por que 5% para salários e 10% para os benefícios?

A inflação de janeiro a julho, divulgada no dia 11 pelo INPC do IBGE, foi de 3,84%. Esse índice serve para repor a perda do poder de compra dos salários, corroídos pela inflação. Esse ano, a reivindicação de 5%, objetiva zerar as perdas e ainda somar um ganho real à renda salarial da categoria.

Este índice faz parte do grupo dos principais indicadores econômicos do país. Ele registra a oscilação dos preços do custo de vida de famílias que ganham de 1 a 5 salários mínimos por mês.

É o índice utilizado no cálculo de reajustes e negociações trabalhistas. Dita também a variação do salário mínimo, do piso e do teto do INSS, além de pensões e afins.

O INPC é extraído pela junção dos seguintes grupos: Alimentação e Bebidas, Transporte, Habitação, Saúde e Cuidados pessoais, Despesas pessoais, Vestuário, Comunicação, Artigos de residência e Educação.

Se os combustíveis aumentam de preço, além de pagar mais pela gasolina, diesel e gas de cozinha, os alimentos são os primeiros a sofrerem alteração nos preços devido ao custo do transporte. Portanto, nada mais justo do que valorizar uma refeição de qualidade e ainda mais a renda indireta que vem com o auxílio alimentação (VA e VR).

Igualdade no auxílio alimentação

Outro ponto prioritário é a unificação do valor do tíquete. Basta de discriminação dentro das empresas. Alimentação é necessidade igual para todos. Temos que acabar com essa mediocridade de nivelar os seres humanos, trabalhadores/as pelo que podem ou não comer.

Com o compromisso de lutar pela valorização dos trabalhadores do setor de telecomunicações, a pauta de reivindicações visa garantir condições justas e dígnas de trabalho em todas as operadoras sendo entregue  para todas as empresas no dia 1ª de agosto.

Os sindicatos pressionam para que as operadoras se mexam e que as boas propostas venham logo, sem enrolação, pois neste ano algumas estratégias serão implementadas para não deixar que as conversas se estendam para além da data base.

Reivindicações nos acordos coletivos para valer na data base, 1º de setembro. 

  1.  Reajuste de 5% nos salários;
  2.  Reajuste de 10% nos benefícios;
  3.  Ajuda de custo de R$ 250,00 mensais para os trabalhadores em regime de home office (teletrabalho);
  4.  Licença paternidade de no mínimo 10 dias (para quem ainda não tem);
  5.   Negociação coletiva em caso de reestruturação que levem a demissões;
  6.   Homologações das rescisões contratuais com a participação da entidade sindical;
  7.  Obrigatoriedade de as empresas prestadoras de serviços cumprirem as convenções e/ou acordos coletivos já existentes;
  8.   Após a aplicação do reajuste reivindicado acima, o benefício alimentação terá seu valor unificado para todos e pelo teto;
  9.  Manutenção de todas as demais cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho.

O SINTTEL-ES tem compromisso de luta por melhores salários, benefícios e condições de trabalho para todos os profissionais do setor de Telecom. As ações são coletivas e o poder da união é que  trará conquistas significativas. Para isso, é importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras estejam atentos e participando. É fundamental reforçar a importância da unidade e da mobilização de todos os trabalhadores.

Contamos com o apoio e engajamento de todos os trabalhadores. Sindicalizem-se por juntos somos mais fortes!

 

Mande um oi com seu nome e o nome da empresa para o  ZAP do Sinttel e receba notícias do seu interesse direto no telefone.

Coloque nos seus contatos o nosso número para fazer parte da lista de transmissão e saber rapidamente todas as novidades.

Acesse nossas redes sociais.

 

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES