Notícias

Reunião de negociação salarial com a Telefônica/Vivo não avança

10/08/2012 - 7h51 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Nos dias 7 e 8 de agosto ocorreu a terceira rodada de negociações com a Vivo/Telefônica para o Acordo Coletivo 2012/2014. A discussão das reivindicações não avançou. Nova reunião será dia 13.

A empresa reiterou a sua proposta de aplicar o reajuste nos salários em janeiro/2013. Em contrapartida, para compensar o período de setembro a dezembro/2012 e o 13º salário, ofereceu um abono. A Comissão de Negociação deixou claro que não permitirá quaisquer perdas para os trabalhadores.

Com relação aos benefícios houve um avanço na proposta da empresa, porém ainda está muito distante daquilo que a Comissão Nacional de Negociação da Fenattel reivindica na pauta de reivindicações.

A Comissão, mais uma vez, recusou a proposta na mesa. Os sindicatos entendem que a empresa tem condições de avançar e melhorar as condições.

Mediante a insistência da Comissão, a Vivo/Telefônica aceitou analisar novamente as reivindicações dos trabalhadores e uma nova reunião foi agendada para o dia 13 de agosto, próxima segunda-feira.

Como foi a reunião?

A Negociação com a VIVO não transcorreu na “boa fé” que toda negociação deve caminhar. Chegou a ser suspensa devido à falta de propostas concretas da empresa, que não evoluiu quase nada em relação aos temas pendentes da segunda reunião.

Na primeira reunião, a empresa começou falando das premissas da negociação, e que, a fim de dar objetividade às mesmas, apresentaria uma proposta para as cláusulas econômicas, mantendo as demais existentes nos Acordos da Telefônica e da Vivo. Informou, que no período da tarde seriam tratadas as reivindicações dos planos de saúde e odontológico, com respostas às reivindicações referentes ao assunto. A empresa também apresentou matérias publicadas na mídia, sobre a “queda” dos lucros das empresas de telefonia.

Os sindicalistas – membros da comissão de negociação da Fenattel – não aceitaram de pronto o tipo de proposição da empresa e foi feita uma contraproposta em que se discutiria todo o acordo, prioritariamente:

1) Recomposição salarial
2) Aumento real
3) Aplicação linear do reajuste, (sem faixas)
4) Discutir também as cláusulas sociais reivindicadas, inclusive revendo a redação de algumas cláusulas que tem causado problemas;
5) Unificar todos os benefícios entre pessoal das LOJAS e o ADM.
6) Lojas: Quando trabalhar em feriados, que receba Hora Extra a 100%, mais um dia de folga.

Na segunda reunião, realizada dia 01 de agosto, em continuidade às negociações a Vivo/Telefonica apresentou uma minuta do ACT vigente com alteração de duas cláusulas: 27ª SOBREAVISO e 39ª ASSISTÊNCIA À SAUDE, sendo que o texto das referidas alterações ainda será encaminhado à Comissão para análise.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES