acertando os ponteiros ACT/2024
No dia 11 de dezembro de 2024, a CLARO reuniu em São Paulo representantes dos Sinttels ligados às três federações de trabalhadores em Telecom. Destaque para a Comissão da Federação LiVRE que cobrou da empresa posicionamentos e decisões que afetam a vida dos empregados. A reunião contou com a presença de membros de diversas regiões.
Entre os temas abordados, o caso Telos foi destaque. Ainda não houve resposta da PREVIC sobre a audiência relacionada ao caso, e uma reunião com Roberto, representante da Telos, está pendente de agendamento.
Outro ponto discutido foi a gestão de empresas terceirizadas. A Claro informou que realizou um mapeamento dessas empresas e está implementando substituições, ampliando o controle sobre a gestão e criando fluxos específicos para análise de questões relacionadas a terceiros. A Comissão da Federação LiVRE reforçou a necessidade de uma avaliação mais detalhada das atividades realizadas desde a contratação, além de exigir a apresentação de planilhas de custos baseadas em acordos ou convenções coletivas.
Em relação ao home-office, a empresa reiterou que áreas que utilizam VPN, SAP, sistemas restritos ou estão diretamente ligadas às operações financeiras e tributárias permanecem 100% presenciais. Apesar disso, o horário flexível continua ativo, facilitando a gestão de ausências e promovendo maior equilíbrio nas rotinas.
Os benefícios e convênios também foram tema da reunião. Foi divulgada a implantação do WellHub, que estará ativo até o final de dezembro, com acesso condicionado a check-ins diários. Além disso, o programa Meu Pet já está em funcionamento, e o Kit BB foi comunicado aos trabalhadores e trabalhadoras.
Houve, ainda, atualizações sobre os planos de saúde. No Rio de Janeiro, o Bradesco Saúde foi substituído pela SulAmérica, do Grupo D’Or. Todos os planos passaram por reajustes nos valores, e os critérios e a rede credenciada foram apresentados, com destaque para os hospitais do Grupo D’Or. Procedimentos já em andamento continuarão sendo tratados de forma específica, e informações detalhadas estão disponíveis em uma live no canal Faz Bem Estar Bem.
Nas lojas, houve reavaliação das metas, considerando as regionais, e o estorno de vendas foi desativado. A Claro orientou que interferências no processo de vendas sejam denunciadas pelo Canal de Ética. Quanto aos desvios de função, a empresa reforçou que essas atribuições são consideradas implícitas aos cargos.
O Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2024 teve seus resultados parciais apresentados, com dados acumulados até julho. A empresa destacou que, embora os resultados finais ainda não estejam disponíveis, a Black Friday deve impulsionar o crescimento.
Por fim, foram divulgados canais de atendimento para tratar problemas e dúvidas. Questões relacionadas a produtos devem ser direcionadas ao Canal Claro que Resolvo, enquanto outros assuntos, incluindo o caso Telos, podem ser tratados pelo 0800 345 0750. A reunião reforçou o compromisso da Claro em alinhar estratégias e atender demandas dos trabalhadores e trabalhadoras.