Notícias

Realizada primeira reunião de negociações com a Telemont

10/04/2014 - 16h13 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Muita conversa, comprometimentos da empresa em resolver os problemas gerados com o Click, produtividade, escalas de trabalho, pressão da chefia… Porém, a Telemont não trouxe uma contraproposta sobre os pleitos da negociação coletiva.  

Foi realizada nesta quarta-feira,  dia 09/04, a primeira reunião de negociação das reivindicações dos/as trabalhadores/as visando a renovação do Acordo Coletivo 2014-2015 com a Telemont.

A reunião não trouxe nenhum resultado concreto, haja vista que a empresa não apresentou nada em forma de proposta, ficando para a próxima reunião a ser realizada no dia 06 de maio. Só neste encontro é que a empresa se comprometeu em apresentar uma resposta ao que pede os/as trabalhadores/as. Os quase 1.100 empregados estão na maior expectativa com relação ao próximo acordo, pois a Telemont, por sua própria conta, criou esta expectativa.

No ano passado a empresa colocou a responsabilidade na mudança de rota dos investimentos da Oi para justificar os reajustes mínimos que renovou o acordo. Além disso, ela ficou de apresentar uma nova forma de pagamento da produção (salário variável), mas não o fez.

Naquela ocasião, e ainda hoje, a Telemont disse que o problema foi o “CLICK”, novo sistema que controla a força de trabalho e que racionalizaria as atividades dos trabalhadores.

O que se constatou foi que além de não terem o valor da produção reajustada, os trabalhadores viram a produção diminuir devido a falhas no sistema. Estima-se que a queda seja de mais de 50% do que se fazia até então.

Outra expectativa gerada pela Telemont, e com o reforço da própria Oi, foi a introdução da multifuncionalidade dos instaladores que passaram a realizar as atividades de instalação e manutenção de voz (fixo) mais banda larga (Velox), entre outras, e com a garantia de terem um incremento nos salários. Treinamento e capacitação estão sendo realizados e já tem pessoas atuando desta forma, mas até o momento não se sabe como será a remuneração destes trabalhadores.

Durante a reunião a diretoria do Sinttel apresentou para a empresa estas expectativas e outras, fruto das conversas que o Sindicato realizou com os trabalhadores da Telemont em vários locais de trabalho.

Para a grande maioria dos empregados da Telemont a valorização dos salários é a principal prioridade neste ano. Os trabalhadores não aceitam mais trabalharem tanto, serem cobrados para cada vez mais, apresentarem resultados e não terem a remuneração compatível com a atividade que exercem.  

Também foi discutido e cobrado da Telemont que os trabalhadores sejam tratados com respeito pelos supervisores e encarregados, evitando as ameaças frequentes de punição com advertências por qualquer situação.

A Telemont disse que esta não é a orientação e política da empresa e se comprometeu em coibir este tipo de comportamento dos seus gestores.

Cobramos também o cumprimento das escalas de trabalho, pois pela escala prevista no Acordo Coletivo em vigor, o técnico trabalha um sábado inteiro para não trabalhar no sábado seguinte. É a chamada escala espanhola. Além disso, não é permitido que o trabalhador trabalhe mais do que seis dias seguidos, o que é irregular, perante a legislação.

A empresa se comprometeu em apurar e corrigir estes problemas onde eles estão ocorrendo.

Fica então a expectativa para que na próxima reunião, prevista para o dia 6 e maio, a Telemont não frustre os seus trabalhadores. O Sinttel alertou à empresa que os trabalhadores estão com disposição para irem à luta para terem suas reivindicações atendidas.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES