Notícias

Reajustes salariais em 2013 ficam acima da inflação

08/04/2014 - 16h15 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Dieese

dieese23Em 2013, 87% das categorias tiveram um aumento acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor

A grande maioria dos trabalhadores conseguiu um aumento salarial acima da inflação em 2013. É o que aponta um levantamento realizado pelo  Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

De acordo com a entidade, o  aumento real médio encontrado foi de 1,25%. O estudo mostra, ainda, que  87% dos reajustes  ficaram acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), considerando 671  negociações  avaliadas. Apesar disso, o resultado aferido no ano passado é cerca de 8% inferior ao obtido ao longo do ano de  2012.

De acordo com o levantamento do Dieese, em 2013, do total de convenções coletivas analisadas, 7% dos acordos  resultaram em aumentos  equivalentes à inflação e 6% ficaram abaixo do índice.

“O movimento sindical está crescendo muito. Cheguei da Bélgica recentemente e pela primeira vez elegemos um brasileiro para a CSI (Confederação Sindical Internacional).

O sindicalista acredita que a maior participação das categorias tem influenciado nos resultados positivos. “A regulamentação das seis centrais sindicais durante o governo Lula fez a diferença. Hoje, a maioria dos sindicatos está em alguma das centrais. Também existe mais mobilização e, com isso, estamos mostrando uma maior capacidade de fazer pressão. O empresário só dá aumento quando o trabalhador pressiona”.

O dirigente explica ainda que os sindicatos, de uma forma geral, estão mais organizados e estruturados nas áreas jurídicas e econômicas, além de estarem utilizando bem as novas técnicas de comunicação, como as redes sociais, para se aproximarem da população.

Leia todo o estudo do Dieese: 

http://www.dieese.org.br/balancodosreajustes/2013/estPesq71BalancoReajustes2013.pdf

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES