Notícias

Prestadores vão negociar com o Sindicato Nacional das empresas

08/03/2012 - 8h46 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Sinstal. Este é o nome do Sindicato Nacional das empresas prestadoras de serviços em telecomunicação. É com este sindicato patronal que o Sinttel-ES vai negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que substituirá os acordos coletivos, antes feitos diretamente com cada um das empresas.

2012 é um ano de mudanças para os trabalhadores das empresas terceirizadas no setor de Telecom do ES. Pela primeira vez, a negociação salarial deixa de ser por empresa e passa a ser com o Sindicato Nacional dos patrões.

O que isso muda paraos trabalhadores?Muda tudo, já que o que for definido na CCT valerá para todas as empresas. Assim:

1) Acaba essa relação promíscua das operadoras com as prestadoras, uma vez que os reajustes salariais serão estabelecidos nacionalmente. Moralizam a contratação de mão de obra, reduzindo assim precarização do trabalho e dos locais de trabalho.

2) Retira do mercado essas “gatinhas” que não respeitam a legislação trabalhista e que muitas vezes ganham uma licitação, mas não têm condições de se manter no mercado e prestar um bom serviço e pagam salários miseráveis. Essa farra em que cada empresa paga o que quer, tende a acabar, com a CCT Nacional;

3) Valoriza as empresas que prezam em respeitar a legislação, que têm estrutura de Recursos Humanos, oferecem melhores condições salariais e de trabalho razoáveis e se sentem prejudicadas pela concorrência desleal;

4) A CCT já é feita em alguns estados, como RJ, SP, PE, GO, negociada por uma Comissão de Sindicatos da Fenattel com o Sinstal. É interesse do Sindicato patronal estender essa negociação por todo o País.

Esse é o inicio de um processo pra implantação da Convenção Coletiva. Sabemos que nada será dado de graça aos trabalhadores. Muita luta ainda há pela frente, mas sem a participação dos trabalhadores fica difícil qualquer conquista para a categoria. Temos de fazer valer nossa vontade para que se transforme em realidade. A participação de todos junto ao Sindicato é fundamental.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES