Votação pelo votorapido.com
Depois de uma longuíssima negociação, com reuniões que não se chegava a lugar nenhum, finalmente o SINSTAL (Sindicato que representa as empresas Prestadoras de Serviços de Rede Externa em Telecom e as Provedoras de Internet) apresentou uma proposta de reajuste para os salários e benefícios na Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022.
Foram muitas reuniões saindo de nada, pois o SINSTAL se negava a dar qualquer reajuste. Eis à proposta de reajuste:
Chegamos a esse percentual depois de brigar muito com o SINSTAL (sindicato dos patrões), porque o SINTTEL do Espírito Santo e de Rondônia se negavam a levar para a avaliação dos trabalhadores – tanto nas empresas prestadoras de rede externa como nos provedores de internet – uma proposta que não contemplasse reposição das perdas salariais, que até abril/21 somou 7,59%.
A data base dos trabalhadores na Convenção Coletiva de Rede Externa é 1º de maio. E se for aprovada, será a primeira Convenção Coletiva que abrangerá trabalhadores nos provedores de internet.
A situação estava muito complicada, pois as empresas vinham com um discurso de que não havia possiblidade alguma de repor a inflação do período. Importante lembrar que o Brasil NÃO TEM uma lei que determine que as empresas façam a correção dos salários e benefícios todo ano. Essa é uma conquista dos sindicatos.
Em função dos protocolos sanitários da Pandemia, de não aglomeração, o SINTTEL tem realizado assembleias pela internet.
Entretanto, para participarem desta assembleia, é necessário preencher um pequeno cadastro para que os/as trabalhadores/as tenham acesso liberado à plataforma de votação. E vale para todos, mesmos os que estão afastados pelo INSS ou em férias. Basta acessar o site do voto rápido pelo telefone, tablet ou computador.
O cadastro é necessário, pois as empresas não podem informar dados dos seus trabalhadores/as, devido a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), já em vigor desde agosto do ano passado.
O sigilo do voto é garantido. Nem o Sindicato e nem a empresa conseguem ter acesso ao voto do trabalhador.
Filie-se ao Sinttel-ES