Incompetência
Os trabalhadores e trabalhadoras na Hallen/Vivo vivem em constante insegurança. Há mais de dois anos que não passa um mês sem que eles tenham algum tipo de prejuízo.
São constantes os atrasos de pagamento, as recargas do cartão do tíquete, do aluguel dos carros agregados, da produção. Neste mês, a empresa pagou com atraso o aluguel dos carros e ainda deve a produção que deveria ter sido paga no dia 10.
Agora é o plano de saúde SAMP que não atende os usuários, empregados da Hallen, por falta de pagamento. Mas a empresa desconta a coparticipação do plano dos trabalhadores. É uma picaretagem só. Ninguém confia no que a empresa fala. E a Vivo não faz nada para enquadrar a sua prestadora.
O Sindicato já fez trocentas reuniões com a empresa, cobrando um comportamento ético de respeitar os direitos dos trabalhadores e cumprimento das normas da Convenção Coletiva em vigor. Inclusive, fez audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), onde a Hallen se comprometeu em pagar dentro dos prazos os salários, os benefícios e o aluguel dos carros agregados.
A Operadora Vivo, para quem a Hallen presta serviços, já foi avisada da incompetência e administração irresponsável de sua contratada no ES e no RJ, onde a prestadora comete as mesmas atrocidades contra os empregados. Porém, até agora, nada mudou.
O problema é que o SINTTEL-ES e muitos técnicos de telecom sabem onde isso vai dar: em calote, pois quando a empresa passa a atrasar os pagamentos, é porque está mal administrativamente.
Inclusive o Sinttel-ES já move uma ação coletiva na Justiça do Trabalho por calote da Hallen no pagamento de verbas rescisórias não quitadas de diversos trabalhadores. Leia aqui
Reajustes salariais e os benefícios – Convenção Coletiva aprovada em agosto
Conversando com alguns empregados e questionando se a empresa já fez o reajuste de salário de 3,5% retroativo ao mês de julho e também no auxílio-alimentação, eles não souberam informar, porque a empresa ainda não disponibilizou o contracheque.
Estamos de olho Hallen!