Atmosfera negativa
Não há revelações bombásticas na pesquisa realizada pelo SINTTEL-ES. Confirma, porém, que houve uma piora no ambiente de trabalho. O objetivo foi ter noção da realidade vivida por quem trabalha no setor do Teleatendimento. O que se viu nos 189 questionários respondidos é que os call centers continuam sendo ambientes com uma atmosfera negativa, agressiva, com escalas que não permitem o descanso, o lazer; onde se cobra muito e impõem-se metas abusivas, punições e sofrimento.
Ou seja, o setor não mudou nos últimos anos. Nos anos iniciais da década passada, o sindicato fazia pesquisa com os teleoperadores antes de cada Campanha Salarial. Assim preparava-se a Pauta de Reivindicações. A pesquisa mostra que aquele retrato, hoje, está ainda mais borrado, que explora ao máximo e não evoluiu para melhorar as condições de trabalho, mesmo quando o Sindicato vem conquistando novos benefícios que ampliam a renda e recuperam o poder de compra dos salários, a cada ano.
A pesquisa mostrou que há um adoecimento importante na parte psicológica dos trabalhadores, a maioria jovens, que iniciam a vida profissional nos call centers. Eles não são preparados para enfrentar a pressão interna e externa que sofrem. Percebe-se que os planos de saúde oferecidos com coparticipação pelas empresas são caros, para o mísero salários que recebem, e não dão suporte para enfrentar a depressão, ansiedade, crises de pânico, pensamentos suicida, dores por LER/DORT.
Os teleoperadores se alimentam de lanches, pois o valor do auxílio alimentação é uma vergonha, sem falar no escasso tempo destinado à alimentação. O número de ligações recebidas é absurdo e a categoria demonstra um total desconhecimento do trabalho realizado, da importância do seu sindicato, não conhece a legislação que rege o mundo do trabalho e são presas fáceis.
Acompanhe a pesquisa.
Perfil – a maioria é jovem, entre 25 e 34 anos (47,3%), seguido dos que têm de 18 a 24 anos (28,6%), composto por mais mulheres (64,6%) que homens e que está nas empresas pelo tempo de 1 a 3 anos. Com menos de um ano esse percentual chega a quase 20%. Nota-se que a rotatividade de mão de obra (contratação e dispensas de trabalhadores) não foi reduzida ao longo da década.
Regime de Home Office, Hibrido e Presencial. Onde estão os trabalhadores? Recebem ajuda de custo, têm mobiliário adequado em casa para executar o trabalho?
A ajuda de custo é uma conquista do Sinttel-ES, quando as empresas resolveram deixar os trabalhadores em casa durante a Pandemia de Covid, instituindo o Home Office. Os sindicatos da Federação LiVRE, da qual o Sinttel-ES faz parte, foram os primeiros a garantir em Acordos Coletivos que as empresas pagassem aos trabalhadores as despesas que elas tinham nos locais de trabalho.
Pelos gráficos, percebe-se que o regime presencial ainda predomina. Porém, nos regimes de home office e híbrido quase a totalidade dos trabalhadores recebe ajuda de custo para pagar energia, internet e outras despesas que antes estavam na conta das empresas. Além disso, quase 26% não tem mobiliário ergonômico adequado. Já a internet é apropriada para a maioria das respostas. Por que será? É óbvio né!
A pesquisa mostrou que a maioria (74,5%) dos trabalhadores do teleatendimento trabalha 6h/dia, mas acha que sua jornada é de 6h20. ERRADO. A jornada diária é de 6h, de segunda a sábado e, de 7h12 de segunda a sexta, num total de 36 semanais. Para facilitar o entendimento, é só pensar em quem trabalha no comércio, por exemplo, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Ninguém diz que trabalha 10 horas, mas sim, 8 horas por dia. Os 20 minutos na escala do atendente é uma pausa para lanche/alimentação e está fora da jornada diária.
Outra informação sobre as pausas garantidas na NR17. A maioria das respostas disse que elas são respeitadas, porém, 6,2% disseram não conhecer as pausas.
Então, para quem não conhece, a NR17 determina pausas de trabalho obrigatória em seu anexo II – item 5.4.1, b, a concessão de 02 (duas) pausas com duração de 10 (dez) minutos contínuos fora do posto de trabalho. A pausa no trabalho deve ocorrer antes dos últimos 60 (sessenta) minutos da jornada do funcionário.
Nesta parte, a pesquisa revela que a maioria é atendente (74,2%) e atendente Nivel 2 (10,2%) e que (65,5%) recebe renda variável, divididos na função Receptivo ( 45,6%) e Ativo (31,4%); que recebe tíquete alimentação/refeição uma vez por mês e, pouco mais de um terço (35,3%), faz e atende a uma média de 10 a 20 ligações por dia; e outro terço (30,1%) de 30 a 50 ligações. Assusta saber que (34,6%) dos atendentes recebe/faz de 60 a 200 ligações diárias.
São muitas as reclamações sobre os planos de saúde oferecidos pelas empresas, principalmente a coparticipação. Veja matéria específica sobre adoecimento no ambiente de trabalho, revelado pela pesquisa
Reivindicações mais listadas na pesquisa. Tem uma matéria específica sobre esse assunto
Esse quadro mostra bem que a categoria desconhece o trabalho do Sinttel. As resposta correta seria a última colocada com 18% Todos os benefícios acima descritos. Somente nove (9) trabalhadores/as sabem que todos os benefícios citados nas respostas não têm lei que obrigue as empresas pagarem. São conquistas do SINTTEL NAS NEGOCIAÇÕES DOS ACORDOS COLETIVOS.
Essa pergunta também demonstra que alguns trabalhadores ainda acham que o Sindicato não serve para nada e nem deveria existir, outros que é uma instituição do governo e que só lutam pelos filiados. Ainda bem que a maioria sabe que o Sindicato é uma associação de pessoas que se organizam para defender seus interesses frente patrões.
A pesquisa mostrou que os trabalhadores querem a presença do Sindicato nos locais de trabalho. Porém há muita dificuldade para isso, pois o Sinttel não pode entrar nas empresas. Com o fim do imposto sindical – o que apoiamos – o SINDICATO é sustentado apenas pelos filiados. Não recebe nada dos governos. E com a pandemia e a implantação do home office ficou difícil de juntar os trabalhadores nas empresas. Por isso, estamos realizando assembleias on-line para todos possam participar e todas os boletins e notícias são publicadas nas redes sociais do Sinttel-ES (veja no final da matéria).
A pesquisa foi aplicada pela internet, enviada diretamente aos contatos da categoria, cadastrados no canal de WhatsApp do SINTTEL-ES, e respondida por 189 teleoperadores/as, com mais de 18 anos, entre os dias 7 de dezembro/2023 e 21 de janeiro/2024, nas empresas Sollo Brasil, BrasilCenter, Comunica Contact Center, Ivox, Ideia, Inova, Annellus, Lopes Call Center, entre outras.
Você, trabalhador e trabalhadora no setor de Telecom sabe que o SINTTEL-ES sempre estará ao seu lado, portanto SINDICALIZE-SE. A contribuição é de 1% do salário base ao mês e certamente define o comportamento das empresas com os/as trabalhadores/as. Quanto mais sindicalizados ao SINTTEL-ES maior a chance de conquistas. O SINDICATO É SUA GARANTIA.
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