Notícias

Planejando a Campanha Salarial

Pesquisa busca conhecer trabalhadores nas provedoras e prestadoras

25/03/2024 - 20h48 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Quais as condições de salário, trabalho e saúde dos/as trabalhadores/as nas Provedoras e Prestadoras em Telecom no ES?

Conhecer as reais condições de trabalho da categoria para fazer uma campanha salarial vitoriosa. Esse é o objetivo do SINTTEL-ES ao lançar uma pesquisa on-line com 30 perguntas para os trabalhadores nas empresas de prestação de serviço de rede e de infraestrutura para as grandes operadoras e as centenas provedoras de internet espalhadas pelos 78 municípios do ES. A data base da negociação da Convenção Coletiva é 1º de maio. E a participação de cada um/a respondendo a pesquisa vai contribuir para montarmos a pauta de reivindicações que será negociada com o Sindicato das empresas: Sinstal.

freepik

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2022, e mostrou que a renda média dos trabalhadores capixabas está abaixo dos demais trabalhadores em 17 estados. Entre os trabalhadores formais (com CTPS assinada), a renda média do ES é de R$ 3.178,70, inferior à de todos os Estados do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste e do Norte. Apenas os nove Estados do Nordeste têm renda salarial média abaixo da renda do Espírito Santo.

Esse dado é muito importante, pois explica, em parte, os baixos salários praticados na categoria dos técnicos que levam internet e telefonia para toda a população.

Este ano, VAMOS BUSCAR VALORIZAÇÃO SALARIAL

Todo dia vemos que a tecnologia vem transformando o mundo, principalmente nas telecomunicações. E só olhar para o velho e ultrapassado telefone fixo de teclas que desapareceu dando lugar ao Smatphone, que mesmo a gente usando todo dia, não conseguimos acompanhar tudo o que este trequinho pode fazer.

As cidades se comunicam pelas redes de fibra, que levam internet a todo canto, para as pessoas possam se divertir, jogando, vendo filmes, séries, comprar, estudar, trabalhar e até viajar por lugares que nunca colocaremos os nossos pes.

Por trás de todas essas facilidades têm um pessoal que pega no pesado para que tudo isso funcione: os trabalhadores de Telecom.

Sem eles não tem internet, não tem comunicação, não tem stream, não tem como fazer um pix, comprar on-line, estudar à distância, pesquisar no Google. Não tem como falar pelo ZAP, postar fotos as redes sociais.  O mundo para se estes trabalhadores cruzarem os braços.

Mas não parou nem na pandemia, porque essa galera estava na rua para que o isolamento das pessoas tivesse a internet como companheira.

 freepik

Se o mundo evoluiu com as redes de fibra e internet, o mundo do trabalhador de Telecom foi drasticamente precarizado. Os salários não acompanharam o desenvolvimento do mundo e o lucro das empresas. Os benefícios que deveriam ser um diferencial, servem mal mal para complementar a renda.

As cobranças aos trabalhadores são muitas e não há compensação. Hoje, o técnico tem que ter um carro e dirigir para a empresa, sem receber nada por isso. E sobe no poste, entra na casa do cliente, põe a coisa para funcionar, mas a valorização não vem.

A campanha Salarial que o SINTTEL-ES inicia tem o objetivo de buscar valorização pela importância que este trabalho imprescidível tem na vida de todas as pessoas. É o trabalho do técnico das empresas provedoras de internet e das prestadoras de serviço em redes e infraestrutura para as grandes operadoras de Telecom.

A data base é 1º de maio e a nossa pauta de reivindicações só espera que você responda à pesquisa que está no site do Sindicato. Ajude o Sinttel a lutar. Filie-se, juntos somos mais fortes!

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES