Notícias

Picaretagem

OUT PAR diz que não tem dinheiro para pagar as rescisões de contratos

08/03/2022 - 13h43 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Em reunião na tarde desta segunda-feira, 07/02, entre o representantes do Sinttel, Sindilimpe e a Caixa Econômica Federal, a OUT PAR, sem nenhuma cerimônia, afirmou literalmente que não tem “caixa” para pagar os/as cerca de 300 trabalhadores/as. São telefonistas, recepcionistas e funcionários de limpeza e conservação, sem salários do mês de fevereiro e a  grana da rescisão.

É inadmissível que um banco como a Caixa Econômica Federal, na segunda década do século 21, ainda faça contratos de prestação de serviço com empresas picaretas, sem lastro, sem responsabilidade social e que vai lesar uma centena de trabalhadores.

Desde que a OUT PAR assumiu o contrato há um ano e dois meses, desconfiava-se que o fim seria mesmo um calote da empresa nos trabalhadores. Os constantes atrasos salariais já demonstravam que a empresa não tinha capacidade de gerenciamento do contrato. E o Sinttel vinha pressionando a Caixa para uma solução que não prejudicasse os/as telefonistas.

Na semana passada, a empresa procurou o sindicato querendo fazer um acordo extrajudicial, depois de ter renunciado ao contrato com a Caixa, rescindindo o contrato de trabalho dos/as empregados/as, no dia 24 de fevereiro.

Diante disso, o Sinttel convocou uma reunião com a empresa, a Caixa e o Sindilimpe, pois não dá pra fazer um acordo sem garantias, afinal a empresa confessou que não tem grana.

Nesta reunião, a OUT PAR se comprometeu em apresentar, até o final desta terça-feira, uma planilha com todas verbas que cada empregado/a tem a receber: salários, férias, FGTS, 13º proporcional, multas rescisórias e etc.

Nesta quarta-feira, 09, às 10 horas, novamente se reúnem – Sinttel, Sindilimpe, Caixa e  OUT PAR – para terem conhecimento desse valor total que aos trabalhadores têm a receber. A partir dessa informação, será possível saber se os valores retidos do contrato pela Caixa Econômica cobrem as verbas rescisórias.

O Sinttel já está providenciando uma ação na justiça do trabalho visando garantir o pagamento dos trabalhadores, seja pela OUT PAR ou a Caixa Econômica.

O departamento jurídico do Sinttel pede às/os telefonistas que fiquem atentas/os para serem chamadas/os à colaborar dando agilidade à ação na juntada de documentos como extratos do FGTS, cópias da CTPS, do aviso prévio, entre outros documentos que serão necessários.

Atenção. Economizem, não gastem por conta, porque a maioria de vocês já viveu situação parecida e processo judicial demora. O Sindicato está nessa luta com vocês e, assim, que tivermos uma posição uma reunião on-line será convocada para informar a todas/os os próximos passos a serem dados.

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES