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Oi foi a que mais respondeu

Operadoras de telefone deixaram de responder 223 mil queixas em 2017

25/01/2018 - 14h00 - Sinttel-ES - Tânia Trento | Jornalista | Reg. Prof. 0400/ES
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Levantamento é do Reclame Aqui. Cobrança indevida é principal queixa

As 4 principais empresas de telefonia do Brasil – Vivo, Claro, Tim e Oi, deixaram de responder mais de 223 mil queixas feitas por consumidores em 2017. Em relação a 2016, quando foram registradas 220 mil reclamações sem respostas, houve aumento de 1,3%. O levantamento foi feito pelo site  Reclame Aqui.

A Vivo lidera o número de reclamações sem respostas no site, com mais de 89 mil. Logo em seguida, a Tim tem quase 60 mil queixas. A Claro tem 37 mil e Oi, operadora que enfrentou 1 longo processo de recuperação judicial, registrou 36 mil.

Em todas as operadoras, o principal motivo das queixas é a cobrança indevida. Cancelamentos também se destacam como 1 dos principais problemas enfrentados pelos consumidores.

Segundo o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, o site recebe uma média de 500 mensagens por mês de usuários reclamando apenas da falta de resposta por parte das operadoras. “Em 2007, 2008, a Tim e a Telefônica respondiam. Depois de 2 anos, o volume aumentou tanto que desistiram do canal”, disse.

Pela falta de respostas aos clientes, as operadoras possuem notas baixas no site, entre 1,79 e 2,85. Os consumidores podem avaliar as empresas de 0 a 10.

OUTRO LADO

A Oi informou, por nota, que oferece aos clientes canais diretos de atendimento: lojas, SAC, aplicativo e website.

“Como resultado desses investimentos, a Oi reduziu em 33,7% as entradas de processos nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) no 3º trimestre de 2017 contra igual período do ano passado. Na mesma comparação, as reclamações no call center da Anatel caíram 13,9%”, diz a nota da operadora.

A Telefônica Vivo informou que a empresa oferece ferramentas de atendimento digital, “como SMS, chat on-line, internet e o aplicativo Meu Vivo, além de redes sociais”. A operadora também esclareceu que os  clientes podem entrar em contato por meio da central telefônica “103 15” e das lojas físicas.

A Tim informou que a empresa optou por concentrar todas as interações clientes nos canais próprios “pois entende que esta é a forma mais ágil e eficiente”.

 site Poder360
24.jan.2018

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