Notícias

Oi pagará ticão antes do Natal, após pressão dos sindicatos

17/12/2021 - 21h18 - Sinttel-ES - Redação
Imprimir

17/12/2021 – 13h54 – Federação Livre – Redação

A Oi recuou e anunciou, nesta sexta (17), que vai antecipar para o dia 23 de dezembro o pagamento do ticão — Abono  em tíquete de R$ 2.500,00, inclusive  para os executivos – gerentes. A proposta da empresa de Acordo Coletivo, aprovada pela categoria no dia 15/12 previa o pagamento para Janeiro/22 e excluía os executivos.

O que fez a Oi voltar atrás e pagar o ticão antes do Natal?

  1. A rejeição significativa de 26% ou 572 votos à proposta de Acordo Coletivo da Oi na assembleia realizada na quarta (15/12),
  2. A baixa participação dos/as trabalhadores/as na assembleia. Somente 46% participaram, o que demonstrou o desânimo com a proposta. A minoria dos empregados é que decidiu o Acordo,
  3. A insatisfação gigantesca dos executivos, principalmente, dos gerentes por terem sido excluídos de receber o abono,
  4. A indignação dos/as demais trabalhadores/as que se frustraram com o pagamento desse abono só em Janeiro/2022, quando há vários anos o benefício é dado antes do Natal, para justamente dar condições às famílias dos empregados de ter um Natal digno e
  5. A pressão da Federação Livre e de seus sindicatos — Sinttels no Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia — que ouviram o clamor da categoria e insistiu junto à Operadora para que o ticão fosse antecipado.
Pressão, pressão e… CONQUISTA

Segundo o presidente da Federação LiVRE, Luis Antonio Silva, após a aprovação da proposta da Operadora, os sindicatos receberam muitas ligações, e-mails e mensagens revoltadas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) reclamando da data de pagamento do ticão, da exclusão dos gerentes e de a Oi não querer nem discutir a ajuda de custo para o home office.

“Nós insistimos muito na quinta-feira (16), após a assembleia, que a empresa revisse sua posição. Até sugerimos que ela jogasse a antecipação do 13º salário de  2022, que é sempre dada em dezembro,  para Janeiro e, que, o ticão fosse pago antes do Natal, para todos, afinal foi para isso que sempre o reivindicamos. Não obtivemos sucesso, até que o  diretor de Gente e Gestão da Oi, Marcos Mendes, disse que teria uma reunião com o presidente, Rodrigo Abreu, nesta sexta-feira e levaria a nossa reivindicação”, contou Luis.

No final da manhã, o diretor Marcos Mendes enviou uma mensagem afirmando que a Oi iria pagar o abono antes do Natal e que os executivos, incluindo ai os gerentes, também receberiam.

VITÓRIA

Para Luis Antonio e os demais membros da Comissão de Negociação da Federação LiVRE foi uma conquista dos trabalhadores—  que demonstram sua insatisfação não indo ou votando contra a proposta da Oi na assembleia —, das manifestações de repúdio registradas nos canais de comunicação dos sindicatos e da insistência e pressão feitas pela própria Comissão à Oi.

“É uma vitoria de todos, pois o ticão – também conhecido como vale Peru – virá antes do Natal, como nos anos anteriores. Parabéns a todos que se manifestaram junto com os Sindicatos. Que bom que à Oi voltou atrás e reconheceu que podia fazer um pouco mais pelos trabalhadores, nessa, que foi uma das negociações mais difíceis já realizadas”, desabafou Luis Antonio. (assista ao vídeo)

A Comissão de Negociação da Federação LiVRE na Oi é formada pelo coordenador Marcelo Beltrão (Secretário Geral da Federação Live e presidente do Sinttel-PE), Iara Martins (Presidenta do Sinttel-RN), Hamurabi Duarte (diretor do Sinttel-CE), Lacy da Matta (Presidenta do Sinttel-AM), Luis Antônio Silva (presidente da Federação Livre e Sinttel-Rio) e Nilson Hoffmann (diretor de Comunicação da Federação Livre e presidente do Sinttel-ES).

A Federação Livre mantém um canal de comunicação nesta campanha  livre@federacaolivre.org.br. Todas as informações e boletins informativos estarão à disposição no site e nas redes sociais

     

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES