Conquista!
17/12/2021 – 13h54 – Federação Livre – Redação
A Oi recuou e anunciou, nesta sexta (17), que vai antecipar para o dia 23 de dezembro o pagamento do ticão — Abono em tíquete de R$ 2.500,00, inclusive para os executivos – gerentes. A proposta da empresa de Acordo Coletivo, aprovada pela categoria no dia 15/12 previa o pagamento para Janeiro/22 e excluía os executivos.
O que fez a Oi voltar atrás e pagar o ticão antes do Natal?
Segundo o presidente da Federação LiVRE, Luis Antonio Silva, após a aprovação da proposta da Operadora, os sindicatos receberam muitas ligações, e-mails e mensagens revoltadas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) reclamando da data de pagamento do ticão, da exclusão dos gerentes e de a Oi não querer nem discutir a ajuda de custo para o home office.
“Nós insistimos muito na quinta-feira (16), após a assembleia, que a empresa revisse sua posição. Até sugerimos que ela jogasse a antecipação do 13º salário de 2022, que é sempre dada em dezembro, para Janeiro e, que, o ticão fosse pago antes do Natal, para todos, afinal foi para isso que sempre o reivindicamos. Não obtivemos sucesso, até que o diretor de Gente e Gestão da Oi, Marcos Mendes, disse que teria uma reunião com o presidente, Rodrigo Abreu, nesta sexta-feira e levaria a nossa reivindicação”, contou Luis.
No final da manhã, o diretor Marcos Mendes enviou uma mensagem afirmando que a Oi iria pagar o abono antes do Natal e que os executivos, incluindo ai os gerentes, também receberiam.
Para Luis Antonio e os demais membros da Comissão de Negociação da Federação LiVRE foi uma conquista dos trabalhadores— que demonstram sua insatisfação não indo ou votando contra a proposta da Oi na assembleia —, das manifestações de repúdio registradas nos canais de comunicação dos sindicatos e da insistência e pressão feitas pela própria Comissão à Oi.
“É uma vitoria de todos, pois o ticão – também conhecido como vale Peru – virá antes do Natal, como nos anos anteriores. Parabéns a todos que se manifestaram junto com os Sindicatos. Que bom que à Oi voltou atrás e reconheceu que podia fazer um pouco mais pelos trabalhadores, nessa, que foi uma das negociações mais difíceis já realizadas”, desabafou Luis Antonio. (assista ao vídeo)
A Comissão de Negociação da Federação LiVRE na Oi é formada pelo coordenador Marcelo Beltrão (Secretário Geral da Federação Live e presidente do Sinttel-PE), Iara Martins (Presidenta do Sinttel-RN), Hamurabi Duarte (diretor do Sinttel-CE), Lacy da Matta (Presidenta do Sinttel-AM), Luis Antônio Silva (presidente da Federação Livre e Sinttel-Rio) e Nilson Hoffmann (diretor de Comunicação da Federação Livre e presidente do Sinttel-ES).
A Federação Livre mantém um canal de comunicação nesta campanha livre@federacaolivre.org.br. Todas as informações e boletins informativos estarão à disposição no site e nas redes sociais