Notícias

Tempos difíceis

Negociação do Acordo Coletivo com a Oi começa nesta terça (24)

23/11/2020 - 21h53 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

23/11/2020 – 17h47 – Federação Livre – Redação

Nesta terça-feira, 24, reúnem-se por teleconferência a Comissão de Negociação da Federação Livre e os representantes da Operadora Oi para dar início à negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. A reunião começa às 9 horas e continua durante todo o dia. A Oi é a última operadora a negociar salários este ano. As demais Vivo, Tim e Claro já fecharam os ACTs.

A pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo contém seis itens: Reajuste salarial e nos benefícios pelo INPC que, na data base – 1º de novembro -, é de 4,77%; Regulamentação do Teletrabalho (Home Office); Garantia de negociação com a Federação Livre, em caso de mais desligamentos; Manutenção do Acordo Coletivo e todas as cartas compromissos da empresa; Vigência do Acordo Coletivo por 2 anos e Auxílio creche para todos/as os/as empregados/as.

O Coordenador da Comissão da Livre e presidente do Sinttel-PE, Marcelo Beltrão, acredita que a negociação deste ano deve ser muito dura, levando-se em consideração o momento difícil da empresa, que até o dia 16/11 havia demitido 1.272 trabalhadores/as, sendo 765 pelo PIS – Plano de Incentivo à Saída, aberto pela empresa em que oferecia benefícios e compensações para quem aderisse. As outras 506 dispensas foram feitas pela empresa e os/as atingidos/as vão receber apenas parte dos benefícios que foram dados pelo PIS. “Para este ano não haverá mais demissões”, disse Beltrão.

No final da tarde desta segunda-feira, a Comissão da Livre fez uma telerreunião preparatória. O objetivo  foi afinar o discurso; avaliar o salto no índice de inflação do INPC/IBGE acumulado nos últimos 12 meses – 4,77% – e as dispensas realizadas há uma semana.

Os/as sindicalistas propuseram começar a reunião com a Oi pedindo um esclarecimento sobre como serão feitas as homologações das rescisões de contratos nos sindicatos. “Em alguns estados – Pernambuco e Rio Grande do Norte – as homologações já estão agendadas para esta semana. Já no ES, os demitidos receberam telefonemas de que as homologações serão feitas em videoconferências, o que não bate com o que foi acertado com o gerente de Relações Trabalhistas na Oi, Alexandre Barros”, explicou Beltrão.

A Comissão de Negociação da Federação Livre é formada pelo coordenador Marcelo Beltrão (Sinttel-PE), Lacy da Matta (Sinttel-AM), Iara Martins (Sinttel-RN), Luis Antônio (SinttelRio), Hamurabi Duarte (Sinttel-CE) e Alessandro Mamedi (Sinttel-ES).

A Federação Livre mantém um canal de comunicação nesta campanha salarial  livre@federacaolivre.org.br. Todas as informações e boletins informativos estarão à disposição no site e nas redes sociais

     

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES