Notícias

Negociação Coletiva 2024

Negociação com Provedoras e Prestadoras começa de fato dia 11/06

03/06/2024 - 18h14 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

A telerreunião, que ocorreu em meio ao feriado prolongado de Corpus Christ, reuniu o SINSTAL e algumas empresas prestadoras como — Telemont (Oi), Procisa (Claro) Ondacom/Vivo (ex-Confica), entre outras; e Provedoras como — MegaLink, AmigaLink, Aqui.Net, Gurisat, e várias outras. O Sinttel apresentou a pauta de reivindicações que será discutida no dia 11 de junho.

Na tarde de sexta-feira, dia 31 de maio, finalmente aconteceu a primeira reunião para discutir a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho nas Prestadoras de Serviço em Rede de Infraestrutura em Telecom e as Provedoras de Internet de todo o Estado, representadas pelo Sinstal – Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Provedoras de Internet.

Foi uma reunião preliminar, onde o Sindicato apresentou as reivindicações dos/as trabalhadores/as.

A campanha salarial desse ano para os técnicos de rede, instaladores e administrativos nas empresas provedoras e prestadoras foi lançada em abril, junto com uma pesquisa sobre as condições de trabalho e renda, já que a data base desse setor é 1º de maio.

Apesar das insistentes cobranças para que o Sinstal iniciasse as negociações das Convenções Coletivas (CCTs) antes do término do mês de maio, nada foi agilizado.

Se a data base é 1º de maio, nesse inicio de junho os salários e os benefícios já teriam que vir com os valores reajustados.

Apesar desse atraso, certamente as empresas virão com uma proposta boa, pois tiveram tempo para apurar os lucros e resultados, fruto do esforço de todos e todas os trabalhadores e trabalhadoras nesse dois setores que movimentam a vida de toda a sociedade.  Afinal quem vive hoje sem internet, sem banda larga, sem telefonia celular?

Renda média dos trabalhadores capixabas é menor que os do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste e do Norte

Outro fato muito importante foi a pesquisa que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou com os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2022. Mostrou que a renda média dos trabalhadores capixabas está abaixo dos demais trabalhadores em 17 estados. Entre os trabalhadores formais (com CTPS assinada), a renda média do ES é de R$ 3.178,70, inferior à de todos os Estados do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste e do Norte. Apenas nos nove Estados do Nordeste trabalhadores têm renda salarial média abaixo da renda do Espírito Santo.

Esse dado é muito importante, pois explica, em parte, os baixos salários praticados na categoria dos técnicos que levam internet e telefonia para toda a população.

Este ano, VAMOS BUSCAR VALORIZAÇÃO SALARIAL

A galera deve ficar atenta e se filiar ao SINTTEL-ES. https://sinttel-es.org.br/filie-se Preencher a ficha de sindicalização on-line para que as empresas saibam que seus trabalhadores estão com o Sindicato. O SINTTEL-ES SOZINHO NÃO FAZ MUITA COISA, POIS O JOGO É BRUTO. As empresas estão unidas. Nós não vamos largar a mão de ninguém.

Mande uma mensagem com seu nome e o nome da empresa para o  ZAP do Sinttel e receba notícias do seu interesse direto no telefone.

Coloque nos seus contatos o nosso número 27 98889-6368 para fazer parte da lista de transmissão e receber rapidamente de todas as novidades.

Acesse nossas redes sociais.

 

 

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES