Notícias

Glenn Greenwald afirma:

Moro era o chefe da força-tarefa da Lava Jato e dos procuradores

26/06/2019 - 19h01 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

O jornalista Glenn Greenwald (foto), fundador do site The Intercept Brasil, afirmou nesta terça-feira (25) que as trocas de mensagem reveladas pelo site mostram que o ministro da Justiça, Sergio Moro, era o “chefe da força-tarefa da Lava Jato”.

“O material já mostrou e vai continuar mostrando que Moro era o chefe da força-tarefa da Lava Jato, que era o chefe dos procuradores. Ele [Moro] está o tempo todo mandando o que os procuradores deveriam fazer e depois entrando no tribunal e fingindo que era neutro. Já mostramos isso, mas vai ter muito mais material ainda”, declarou o jornalista, em audiência pública na Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Elder Salomão (PT/ES).

O site fundado por Greenwald tem publicado mensagens de integrantes da força-tarefa e do próprio Moro que indicam que o ministro, enquanto juiz da Lava Jato, interferiu na atuação dos procuradores, sugerindo que eles invertessem a ordem de operações e dando pistas de investigações.

Reportagem do Jornal Folha de São Paulo e do The Intercept Brasil neste domingo (23) mostrou que procuradores da Operação Lava Jato se articularam para proteger Moro e evitar que tensões entre ele e o Supremo Tribunal Federal paralisassem as investigações num momento crítico para a força-tarefa em 2016.

Moro diz não reconhecer a autenticidade das mensagens obtidas pelo Intercept e nega ter cometido ilegalidades na condução da Lava Jato. “Nos Estados Unidos é impensável que um juiz consiga fazer isso”, disse o jornalista nesta terça-feira. Segundo ele, em outros países democráticos juízes que tenham feito uma atuação semelhante perderiam o cargo e seriam proibidos de exercer suas funções.

O jornalista ironizou ainda a ida de Moro ao Senado, na semana passada, para explicar as trocas de mensagens. “Quando Sergio Moro foi para o Senado, a sua tática era fingir que ele tem um tipo de doença. Que tem a pior memória da humanidade, porque ele não lembra do que disse”, declarou.

Greenwald concluiu sua participação na audiência pública afirmando que o propósito do material obtido pelo site não é estabelecer se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é inocente ou culpado ou se Moro é “herói ou criminoso.”

“Nossa reportagem é sobre se o processo da Lava Jato, que teve consequências profundas para o Brasil, foi justo ou não. E isso é para o povo brasileiro e as instituições decidirem. O papel da nossa edição é fazer jornalismo e informar o público”, concluiu.

A audiência pública na Câmara dos Deputados teve a presença majoritária de parlamentares da oposição. Em diferentes momentos, houve bate-boca entre defensores de Moro e críticos do ex-juiz da Lava Jato. Uma das aliadas de Moro que falaram foi a deputada Policial Katia Sastre (PL-SP), que disse que Greenwald deveria ser preso. “Quem deveria ser julgado e condenado e sair daqui preso é o jornalista, que em conjunto com o hacker cometeu crime”, disse a parlamentar.

Já o deputado Éder Mauro (PSD-PA) acusou Greenwald de fazer “panfletagem”. “O senhor vem em nome dessa esquerda bandida tentar colocar os políticos e os empresários bandidos na rua”, afirmou.

Por outro lado, o jornalista, que também recebeu muitos elogios, não se intimidou ao ser desafiado pela parlamentar Carla Zambelli (PSL) a mostrar provas sobre a autenticidade das mensagens publicadas sobre Moro e Dallagnol,  afirmou que divulgará áudios. “Vamos soltar áudio quando o material estiver publicado e vai se arrepender muito de pedir”, respondeu ele à deputada.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES