Votação online
Em meados de setembro, quando teve início a negociação coletiva para as cláusulas econômicas do atual acordo coletivo 2019/2021, a proposta da Claro Brasil não tinha nenhum tipo de reajuste ou compensação financeira para os/as trabalhadores/as que deram duro este ano, seja em home office, seja nas ruas, mantendo os clientes conectados em plena pandemia.
Ao longo de quatro telerreuniões exaustivas, ouvindo o chororô de uma operadora que lucrou mais que a Vivo, Tim e Oi (+8,5% no 3º Trimestre), a Comissão de Negociação da Federação Livre (reúne os estados do AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO) também aumentou a pressão.
E, nesta segunda-feira 16, a CLARO apresentou, finalmente, uma proposta que a Comissão de Negociação aceitou levar à assembleia para aprovação ou não da categoria. A empresa não fez esforço algum para igualar os valores de Auxílio-alimentação, pagos com diferenças revoltantes, e que foi um dos assuntos mais cobrados pela Comissão.
“Certamente não é o melhor dos mundos, mas se a proposta for aprovada pelos/as empregados/as, o que antes era NADA, agora pode trazer alguma compensação ainda este ano”, resume o coordenador da Comissão da Livre, João Cezar, presidente do Sinttel-CE.
No dia 18/11 haverá um bate-papo, com transmissão ao vivo no canal do Youtube e página do Facebook da Federação Livre e pela WebTV do SinttelRio com o coordenador da negociação João Cezar (Sinttel-CE), com os/as diretores/as do Sinttel-PE, Gilberto Oliveira e do SinttelRio, Virginia Berriel, para esclarecimentos sobre a negociação e a proposta da empresa, já que não é possível conversar com os trabalhadores presencialmente. O mediador será o Presidente da Federação Livre, Luis Antônio Souza da Silva.
Na proposta anterior, a CLARO oferecia R$ 1.000,00 e máximo de R$ 1.400,00
Pagamento em 10/12/2020 – caso a proposta seja aprovada até 30/11/2020
Na proposta anterior, a CLARO queria pagar em Fevereiro/2021.
Desligados em SET/OUT e NOV/2020 – pagamento de abono proporcional em avos.
Exemplo: Empregado/a demitido/a em Outubro – 2/12 avos do abono a que tiver direito.
Executivos (Gerentes Sênior e acima) – não têm abono.
O Abono é indenizatório, portanto, não tem descontos e nem tributação.
Pagamento em 31/Março/2021
Cria uma comissão para discutir o regramento para o teletrabalho, com apresentação da proposta em até 90 dias, a partir da assinatura do Acordo.
Na proposta anterior, a CLARO queria discutir uma proposta para o Teletrabalho somente para o período da pandemia.
Propõe implantar já em 2021 convênio com uma rede de farmácias, com limite de crédito e desconto em folha de pagamento, para todos os produtos vendidos no estabelecimento, seja remédios, cosméticos e etc.
A Claro oferece abonar os meios-dias de trabalho, vésperas do Natal (24) e Ano Novo (31) sem prejuízo do salário e do DSR. Exceto nas áreas de atendimento ao cliente, operações e outras que tenham escalas de trabalho e plantões. Nestas áreas, poderão gozar e ter esse período abonado em outro dia, de acordo com o gestor.
A Claro propõe dar 2 dias a mais de férias para aqueles que tiraram férias no mês de Dezembro. Se a proposta for aprovada, ja vale para este ano.
A Operadora propõe inserir cláusula para os trabalhadores considerados administrativos garantindo o horário flexível, a ser negociado com o gestor da área. Exceto nas áreas de atendimento ao cliente, operações e outras que tenham escalas de trabalho e plantões que dependam de horário fixo para funcionar.
Os Sinttels do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rondônia convocam os/as trabalhadores/as na Claro para a assembleia virtual no dia 19/11, para em plataforma segura, das 7 às 19h – horário de Brasília.