Notícias

BOZO: “mudar tudo isso que taí”

Maioria é contra desmonte trabalhista e privatizações

14/01/2019 - 9h54 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Uma pesquisa do Datafolha aponta que quase 60% da população discorda das duas grandes promessas de Bolsonaro e Paulo Guedes para a economia

Embora muitos dos eleitos a nível estadual e federal se apresentem como liberais (mas só na economia, é claro), a maioria dos brasileiros desconfia das panaceias defendidas por esse ideário. Uma pesquisa Datafolha aponta mais da metade da população é contra privatizações e mudanças nas leis trabalhistas, duas das grandes promessas de Jair Bolsonaro.

Segundo o estudo divulgada deste sábado 5, 60% dos brasileiros é contra a venda de empresas públicas e 57% discorda da diminuição de garantias legais no emprego.

Motivo de bate-cabeça dentro do governo, as privatizações são ora defendidas e ora rechaçadas pelo presidente eleito e a equipe econômica. Bolsonaro já voltou atrás, por exemplo, na defesa da venda da Embraer e da Eletrobras. Já o ministro Paulo Guedes bravateia a entrega irrestrita de estatais.

A defesa das privatizações só lidera entre os partidários do PSL: 65% são a favor da medida. Em seguida vem a fatia mais rica da população (56%). Homens, pessoas com curso superior e moradores do Centro-Oeste e do Norte apoiam mais as privatizações. Discordam mais as mulheres, pessoas com escolaridade média, moradores do Sul e do Nordeste e os mais pobres.

A respeito das leis trabalhistas, 40% concordam que o país precisa de menos regulação e 3% não têm opinião formada. Os entrevistados responderam ainda a uma terceira pergunta relacionada ao corolário bolsonarista: “Mulheres ganharem menos do que os homens é um problema das empresas, e não do governo?”. Metade discorda dessa afirmação, 47% concorda..

Realizada no mês passado, a pesquisa ouviu 2.077 pessoas em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Carta Capital 7/1/2019

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES