Notícias

GVT faz proposta mínima e desmarca reunião de negociação

05/11/2012 - 8h42 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Na proposta, a GVT quer reajustar salários – SEM AUMENTO REAL DIGNO – em janeiro de 2013 e, para isso, oferece um mísero abono (cala boca) que não compensa as perdas salariais e o atraso na negociação do Acordo Coletivo. A data base é setembro, mas a empresa negocia em novembro e quer pagar em janeiro do ano que vem! Sindicatos querem reunião para o dia 12 de novembro, em São Paulo.

A GVT cancelou a reunião agendada e pretende empurrar goela abaixo de todos os sindicatos uma proposta que não atende nem de perto os interesses dos trabalhadores. Veja porque:

O que é a data base?

É a data limite para a renovação do Acordo Coletivo. A data base da GVT é em 1º de setembro. O momento em que as cláusulas dos reajustes e benefícios são revisadas e a empresa deve pagar a correção salarial devida, pela inflação do período, e os outros ganhos negociados como por exemplo aumento real.

A empresa faz ouvidos de mercador à demanda de aumento real e o que é pior: quer adiar, como sempre faz a correção da folha de pagamento para janeiro. Ora, se for para receber aumento em janeiro, para que data base em setembro?

Aí a empresa propôs um “abono” compensatório que está muito abaixo do reajuste necessário que os trabalhadores fazem jus, já que teriam de esperar três meses para receber e recuperar seu poder de compra.

Mas as perdas não param aí

A empresa subestima os trabalhadores e seus representantes ao apresentar uma proposta desse tipo. Você já parou para pensar porque ela sempre adia para depois de dezembro o aumento da folha de pagamento? Não seria porque o PAD (que equivale á Participação nos Resultados nas demais empresas) é calculado sobre a folha de dezembro? Assim ela ainda dá uma pernada nos trabalhadores, calculando o PAD em cima de uma folha defasada em 16 meses.

A empresa não quer reajustar o programa de benefícios e alimentação. E aí dá outra rasteira na categoria, porque calcula um reajuste sobre o INPC acumulado até setembro e engole os índices da inflação que corroeram os salários de outubro, novembro e dezembro. Só a economia desses meses paga o reajuste a partir de janeiro!

Abono insuficiente e perverso discrimina trabalhadores

Os trabalhadores em telecomunicações pleitearam aumento real, redução ou eliminação das faixas de reajuste e, se fosse para receber um abono, ele teria de fato que compensar as perdas causadas até janeiro de 2013.

Proposta recusada

A Comissão Nacional de Negociação da FENATTEL recusou a proposta, insuficiente até para ser submetida a uma assembleia, e exige a volta da empresa à negociação.

Comissão Nacional de Negociação quer reunião dia 12/11

A comissão estava aguardando a reunião do dia 01/11/12 para avançar na proposta para podermos apresentá-la em assembleia para os trabalhadores. Fomos surpreendidos com o cancelamento da reunião e a decisão unilateral da GVT de simplesmente enviar um e-mail com a proposta final.Entendemos que precisamos melhorar, pois o trabalhador está tendo perdas consideráveis com o reajuste em janeiro/13, tanto nos salários, 13º, hora extra, PAD, etc.

A GVT está sendo intransigente ao desmarcar as reuniões que são de suma importância para construírmos uma proposta que seja condizente com o merecimento dos trabalhadores da GVT, que muito vêm sofrendo em todo o Brasil, conforme denunciado na reunião anterior. Por isso solicitamos o agendamento de uma reunião para o dia 12/11/12 em São Paulo.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES