Notícias

Greve nos Correios termina em SP e no RJ. No ES ainda avaliam

06/10/2017 - 10h15 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Para sindicalistas, “conjuntura desfavorável” pesou na decisão de aceitar proposta do TST

São Paulo – Assembleias realizadas nesta quinta-feira (5) pelos sindicatos dos trabalhadores dos Correios (Sintects) de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram pelo fim da greve e aceitação da proposta feita na véspera pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), de reajuste salarial com base no INPC, retroativo à data-base (1º de agosto), e desconto de parte dos dias parados. “A conjuntura desfavorável e a postura do tribunal, que mais determinou que mediou ou conciliou, foram determinantes para levar a maioria a entender que continuar a greve seria entrar numa guerra que exigiria forças e sacrifícios imensos da categoria”, diz o Sintect-SP, em nota.

Por outro lado, acrescenta a entidade, a manutenção integral do acordo coletivo, “um mês antes da reforma trabalhista entrar em vigor, foi o mais importante nesse momento, pois garante nossos direitos conquistados em muitos anos de luta, que estavam seriamente ameaçados”. 

A mesma avaliação fez o presidente do sindicato do Rio, Ronaldo Martins. “O fato é que estamos em momento crítico. A posição do ministro (o vice do TST, Emmanoel Pereira) ontem mostrou a situação não estava a nosso favor. Isso pode ser confirmado quando o TST não aceitou nenhuma contraproposta, condicionando a aceitação, sob condição de perdas maiores de direitos. O acordo poderia ser fechado na mesa e não nos tribunais, mas a empresa não colaborou no diálogo. A categoria a nível nacional colocou os prós e contras na balança e optou por acatar”, comentou.

Ambos os sindicatos são filiados à Findect, federação interestadual vinculada à CTB. Nas bases da Fentect (CUT), assembleias ainda avaliam a proposta.

por Redação RBA publicado 05/10/2017 20h42

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES