Excesso nas cobranças
Sindicato cobra da prestadora apuração quanto aos danos e direito de defesa para os empregados.
Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 4/02, de forma virtual, uma reunião entre as diretoria da FFA Infraestrutura e Serviços em TI, Telecom e Eletricidade, prestadora de serviço para a VIVO e do Sinttel-ES para tratar do excesso de descontos o contracheque.
A conversa girou, entre outros temas, das muitas reclamações recebidas pelo Sindicato sobre descontos abusivos e excessivos devido à pequenas avarias e danos nos veículos que os técnicos dirigem para executar os serviços.
O presidente do Sindicato, Nilson Hoffmann, e o diretor, Reginaldo Biluca, relataram alguns casos em que os trabalhadores tiveram descontos de mais de 30% do salário, sem nenhuma explicação, sem direito à contestar tal cobrança, que é legitima quando se apura a responsabilidade do empregado.
“A empresa não ouve os trabalhadores para saber se a culpa é do condutor e quando a gente explica, ela simplesmente desconta um valor direto no contracheque”, revelou um empregado da FFA.
As denúncias vão de uma pedra que partiu de um veículo em movimento à frente e que trincou o vidro do para-brisas, um pneu que rasgou após passar por um buraco, um arranhado no para-choque quando o carro estava estacionado e que, na maioria das vezes, não foram causados pelos trabalhadores que dirigem os veículos da empresa.
Os trabalhadores reclamam que não são ouvidos, que a empresa não tem um canal de comunicação para que eles se manifestem.
Após um longo debate, a empresa ficou de apresentar um relatório com um histórico de tudo o que vem sendo cobrado dos trabalhadores. O Sinttel também pediu que a empresa abra um canal de comunicação para que os trabalhadores possam se manifestar.