Notícias

Câmeras vão multar

Faixa exclusiva de ônibus, em Camburi, começa a receber equipamentos

23/01/2018 - 9h46 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

A avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi, Vitória, começou a receber equipamentos para implantação da Linha Verde,  via exclusiva para ônibus. Estão sendo instalados postes para as câmeras e iluminadores, demarcações, laços indutivos e sinalização horizontal, itens que servirão de teste para a nova Linha Verde, segundo informou a prefeitura de Vitoria.

A prefeitura promete que todos os equipamentos que farão a leitura dos veículos que entrarem na Linha Verde estarão instalados ainda neste mês. Logo em seguida, será executada a sinalização vertical.

O órgão também prevê que no início de fevereiro a Linha Verde deverá ser liberada para os ônibus, passando por um período de teste. O objetivo principal é dar prioridade ao corredor de ônibus, servindo diretamente a quem utiliza o transporte coletivo.

A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. Também poderão trafegar na faixa ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus.
As câmeras também servirão ao “cerco eletrônico”, auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

A Linha Verde dará agilidade aos corredores de ônibus, evitará paradas sem necessidade e também aumentará a segurança para o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos.
Como neste trecho de Camburi as baias de ônibus são segregadas, os ônibus que não precisam fazer embarque e desembarque de passageiros poderão ultrapassar os demais pela faixa exclusiva.
A prefeitura de Vitoria assegura ainda que também será feito um trabalho de educação e conscientização de motoristas.

A faixa funcionará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão será de 3,8 quilômetros. A faixa exclusiva será a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista. Nesse trecho, a via possui três faixas de rolamento, além das faixas de conversão à esquerda.

A Linha Verde ganhará placas e sinalização horizontal, com pintura no pavimento de legendas como “Linha Verde” e “Só ônibus”. O modelo já é adotado na avenida desembargador Santos Neves, na Praia do Canto.

A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

A prefeitura informa ainda que tem como  objetivo ampliar gradativamente os corredores exclusivos de ônibus para outros lugares. A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) avalia novos trechos para a implantação do sistema. Como no sentido contrário da Dante Michelini (trecho da Norte Sul até a Ponte de Camburi), avenida Fernando Ferrari (trecho da Ponte da Passagem até o aeroporto) e avenida Beira-Mar.

Século Diário – 22/01/2018

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES