Abertura do Processo Eleitoral
A diretoria do Sinttel-ES resolveu retomar o processo eleitoral que havia sido suspenso devido à Pandemia do novo Coronavírus.
Temendo colocar em risco a vida dos associados que desejassem se deslocar para votar, um pedido de prorrogação foi feito à Justiça e o Sinttel pode prorrogar o mandato da atual diretoria até dezembro de 2020.
Porém, a quarentena no Brasil tende a ser muito longa pela da falta de coordenação e compromisso do governo federal em controlar a doença.
Diante disso, o Sindicato retomou o processo de escolha de novos membros da diretoria e caberá à Comissão Eleitoral, ainda a ser escolhida, determinar como será o processo de votação, se presencialmente ou pela internet. O regimento eleitoral, que acompanha o Estatuto do Sinttel-ES, permite as duas formas.
Outro fato que animou o Sindicato a reconvocar as eleições foi a realização com sucesso e grande participação dos/as trabalhadores/as de votações virtuais em outras entidades pelo país, como no SinttelRio. O importante é possibilitar a participação dos/as associados/as e dar transparência ao processo.
Um edital retificando a convocação para o processo eleitoral que havia sido feito em abril, foi publicado no Jornal A Gazeta (só pela Internet) no dia 8 de agosto, conforme fac-símile abaixo.
Assim, o calendário fica definido:
1- Data da Eleição em primeiro escrutínio: 15 de setembro de 2020;
2- Data da Eleição em segundo escrutínio: 29 de setembro de 2020
3- A inscrição de chapas concorrentes ao pleito eleitoral se dará no período de 13 de agosto de 2020 até 22 de agosto de 2020 e serão realizadas na Secretaria do Sindicato à Rua Alberto de Oliveira Santos, 42, Sala 1316 Ed. Ames – Centro, Vitória-ES, no horário de 09:00 às 12:00 horas e das 13:00 até às 15:00 horas.
4- Prazo para impugnação de candidaturas: 31 de agosto de 2020.