Pesquisa no Teleatendimento
A pesquisa realizada pelo Sinttel-ES com trabalhadores/as no setor de teleatendimento, visando conhecer a realidade vivida pela categoria e mobilizar para a Campanha Salarial desse ano, revelou dados preocupantes, que precisam de atenção das empresas e dos órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.
Mais da metade dos que responderam à pergunta: Você tem alguma doença provocada pelas condições de trabalho?, disseram ter adquirido crises de depressão e ansiedade. Além desses problemas psicológicos, foram ainda relatados crise de pânico e pesamentos suicidas; problemas auditivos, de fala, LER/DORTs, dentre outros menos citados.
A pesquisa foi aplicada pela internet, enviada diretamente aos contatos da categoria, cadastrados no canal de WhatsApp do SINTTEL-ES, e respondida por 189 teleoperadores/as, com mais de 18 anos, entre os dias 7 de dezembro/2023 e 21 de janeiro/2024 nas empresas Sollo Brasil, BrasilCenter, Comunica Contact Center, Ivox, Ideia, Inova, Annellus, Lopes Call Center, entre outras.
Dentre as principais causas para esse quadro preocupante de adoecimento estão: pressão escessiva das chefias (22,4%), sobrecarga de tarefas (17,8%), escala de trabalho inadequada (14%), falta de respeito e assédio moral (4,2%), entre outros problemas. Das 189 respostas, 18% disseram não ver problemas no ambiente de trabalho.
A pesquisa não tem base cientifica e também não era essa a pretensão do Sinttel-ES. Porém, o ambiente tóxico do trabalho nos call center não é novidade e vem piorando ao longo dos anos, com o aumento das punições, como pode ser visto, na última semana, quando o jornal on-line Folha Vitória fez uma publicação na sua rede social, sobre a contratação de 200 teleoperadores para uma empresa capixaba, que oferecia uma série de benefícios. A publicação recebeu centenas de comentários negativos, o suficiente para que o jornal a deletasse em seguida. A maioria dos comentários não poupou críticas aos problemas psicológios.
“Boa sorte pra quem vai entrar, pois vai precisar! Nunca passei tanto estresse numa empresa com supervisores como passei lá”
“Boa sorte pra quem quer entrar kkkkk vão precisar”
“Junto com a vaga vc ganha ansiedade, crise de pânico, assédios e outras coisas mais. Com o ticket vc não sabe se toma café ou se almoça, pq o valor não tampa nem o buraco do dente”
“É bom já começar a fazer terapia se quiser entrar na empresa…”
“Do jeitinho que a clínica psiquiatra gosta..”
Janeiro é a data base de negociação dos Acordos Coletivos da maioria das empresas do Teleatendimento no ES, com exceção da BrasilCenter que é abril.
A partir do resultado dessa pesquisa, o Sinttel-ES levará, para a mesa de negociação, o adoecimento dos trabalhadores e sensibilizar as empresas que é necessária e urgente mudanças na gestão dessa massa de seres humanos, a maioria (92,4%) de jovens com idade entre 18 a 44 anos, 28% deles ingressando no primeiro emprego.
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Você, trabalhador e trabalhadora no setor de Telecom sabe que o SINTTEL-ES sempre estará ao seu lado, portanto SINDICALIZE-SE. A contribuição é de 1% do salário base ao mês e certamente define o comportamento das empresas com os/as trabalhadores/as. Quanto mais sindicalizados ao SINTTEL-ES maior a chance de conquistas. O SINDICATO É SUA GARANTIA.
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