Democratizar a mídia
Jornalistas e ativistas digitais capixabas participam, no sábado (23), do 4° Encontro Capixaba de Blogueir@s e Ativistas Digitais — 4° BLOGPROG ES para debater o fortalecimento da mídia independente, a democratização da comunicação, a regulação das plataformas digitais e o cenário dos meios alternativos no estado.
Organizado pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg), com apoio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o encontro recebeu o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Governo Lula, PT (2007-2010), Franklin Martins no auditório do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Vitória.
O primeiro debate foi sobre o “Fortalecimento da produção de conteúdo de interesse público, política de fomento por meio de fundo público e apresentação de propostas para formação de uma rede de midiativistas no ES”, com a participação de Ana Vilarinho, Produtora de conteúdo; Ana Paula Perciano, Jurista e Ativista digital e Vitor Taveira, Jornalista do Século Diário.
O segundo, sobre “Regulação democrática da mídia e das plataformas digitais” começou com uma análise da presidenta do Sindijornalistas-ES, Suzana Tatagiba sobre a situação da comunicação nos veículos e da categoria no ES que foi ampliada com a exposição do ex-ministro Franklin Martins sobre a liberdade de imprensa; concentração da mídia e do discurso hegemônico, a força das Bigtecs e a mídia alternativa nos primeiros governos do Presidente Lula.
O evento também contou com o lançamento das Campanhas #FreeASSANGE e Fim do Bloqueio Econômico à CUBA, uma homenagem ao Século Diário, como primeiro jornal totalmente virtual do Brasil, além da criação da rede capixaba de ativistas digitais.
Ao final, foi redigida a Carta de Vitória com propostas apresentadas durante o evento que será encaminhada à Secom e aprovada a reorganização do Fórum Capixaba pela Democratização da Comunicação.
O 4° BLOGPROG ES teve o apoio do Núceo Capixaba do Centro de Estudos Barão de Itararé, Sinttel-ES, Sindipetro, Sindiupes, CUT-ES e CEFD- Ufes.