Notícias

Sem noção, sem respeito

Perda na CLARO é 8,82%. Já o reajuste proposto é de 4% só em jan/23

28/09/2022 - 14h48 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Enquanto a inflação chegou a 8,82% (INPC acumulado de setembro/22) a CLARO, segunda maior operadora de Telecom no país, quer dar menos da metade — 4% de reajuste no ano que vem. 

O Grupo Claro vem “cozinhando o galo” na negociação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo em vigor até set/2023. Este velho ditado popular significa enrolar, ganhar tempo, até sufocar ainda mais os empregados que já não conseguem chegar até o fim do mês e comer com o VA-VR . Aí, a empresa apresenta uma proposta raquítica para ser levada aos trabalhadores.

Mas enquanto isso não acontece, o estado sem noção dos representantes da empresa vem frustrando, mesmo, são os/as empregados/as. É uma negociação difícil, sem emoção, sem respeito, sem condições. Há duas reuniões a empresa vem ajustando, a conta gota,  em detalhes menores, a proposta que fez desde o primeiro encontro, no dia 22/06, e que, ao invés de avançar, retrocedia nos direitos garantidos. Leia aqui.

PAPO FURADO

Um mês antes, a CLARO veio com uma conversa muito estranha para quem é a operadora mais antissindical de todas. Até surpreendeu a Comissão de Negociação da Federação LiVRE.

O gerente de Relações Trabalhistas, Fabiano Guimarães encheu o peito para dizer que nesse ano a negociação seria diferente. Na reunião do dia 25 de maio, ele e o Jota afirmaram que a CLARO iria antecipar o processo negocial, tanto do acordo coletivo de trabalho, quanto do Acordo de PPR.

Foi uma reunião de rotina e muitas reivindicações foram apresentadas, inclusive a de acabar com a prática de discriminar seus trabalhadores com valores distintos do VA e do VR por região. Veja aqui

Até hoje a empresa não atendeu a nenhuma das reivindicações

A proposta rejeitada da empresa na telerreunião desta quarta-feira, 28/09, foi:

Reajuste salarial e nos pisos

4% sobre salários em Janeiro de 2023

Reajuste nos benefícios

5%  em Janeiro/2023 — auxílios alimentação, creche, PNE, quebra de caixa e etc.

PPR/2022

pagamento previsto para Abril/23. A categoria está acostumada a receber  na semana do Carnaval, geralmente em março.

Nova reunião dia 5/10.

Comissão de Negociação da Federação LiVRE – a qual o SINTTEL-ES é filiado, rejeitou a proposta, alertando para que o GRUPO CLARO dê um basta nessa enrolação.

A Comissão de Negociação da Federação Livre na CLARO é formada pelo coordenador João Cezar (Sinttel-CE), Gilberto Pirajá (Sinttel-RN), Gilberto Oliveira (Sinttel-PE) Amaral (Sinttel-AM) e Dimas (Sinttel-Rio).

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES