Insatisfação
PPR apresentado pela CLARO não prevê pagamento dos desligados sem justa causa ou que pedirem demissão; pagamento proporcional quando o/a trabalhador/a mudar de função ou diretoria, estender para junho o mês de pagamento e só pagar para quem tiver no mínimo de 90 dias de admissão. Já o prêmio… este continua o mesmo.
Conhece aquela expressão “jabuti”, geralmente usada por parlamentares para descrever quando projeto de lei que vai recebendo uma série de mudanças ao longo da sua tramitação e quando chega a ser votado está pior do que quando foi apresentado?
Pois foi isso que a CLARO fez com o Programa de Participação nos Resultados (PPR/2023) apresentado à Comissão de Negociação da Federação LiVRE, da qual o SINTTEL-ES faz parte junto com os sindicatos do AM, CE, PE, RJ, RN e RO na telerreunião ocorrida nesta 5ª feira (17).
Como acontece há alguns anos, na primeira reunião para discutir PPR a CLARO apresenta o programa com o mesmo target 3,6 salário de prêmio e inseri um monte de “jabutis” na proposta.
A proposta é geralmente bem ruim, como um bode fedido na sala. Dai faz duas, três, quatro reuniões em que os sindicatos não aceitam. Então, para fechar o acordo, ela retira os pontos ruins e o acordo fica o mesmo do ano passado, sem avanços.
Acompanhe:
É obvio que a Comissão deu “chega pra lá” na representação da CLARO, questionando mudanças nas metas, nos indicadores e no prêmio. Nestes pontos o programa é praticamente o mesmo do ano passado.
Ou seja, a CLARO só trouxe propostas que retiram conqusitas dos trabalhadores. Assim não dá! Nova reunião só no dia 6 de setembro!
Dados
Os representantes da LiVRE cobraram da CLARO a resposta ao envio de dados solicitados, via ofício, em 21 de junho de 2023, até agora não atendido. O envio dos dados está previsto no Acordo Coletivo vigente e foi solicitado já na reunião que aconteceu no dia 17 de abril. São informações relativas a processos, ocorrências e estatísticas de eventos além de procedimentos inseridos nas cláusulas do acordo. Como, por exemplo, numero de trabalhadores por estado, lista de empresas contratadas, ocorrências referentes a acidente de trabalho, CIPA, saúde, etc. Apontamos aqui e, novamente, cobramos aos representantes da CLARO as respostas.
PPR 2023
A empresa tem dados positivos de indicadores publicados nos sites de tecnologia apontando avanços em 2023. Crescimento de 21,7% na receita do setor móvel no primeiro trimestre de 2023, com EBITDA maior em 15,6%, num faturamento de R$ 11,7 bilhões de reais.
Na reunião a empresa apresentou os mesmos 3 segmentos do modelo atual: Unidade Corporativo e Suporte, Unidade Consumo e Unidade Empresarial. Ainda elencou inclusão de novos índices com foco em tecnologia, como SVA, Claro música, e-Claro, Claro TV, Claro fibra, etc, na estrutura de indicadores já existente.
RESULTADO PARCIAL PPR 2023
Após pedido dos sindicatos, a empresa informou que o resultado parcial até junho do PPR está entre 1,68 e 2,7 salários. Registrou preocupação com os indicadores do seguimento Empresarial, cujo resultado alcançou apenas 46% das metas.
A Comissão de Negociação da Federação Livre na CLARO é formada por Nilson Hoffmann (diretor de Comunicação da Federação Livre e presidente do Sinttel-ES). pelo coordenador João Cezar (Sinttel-CE), Gilberto Pirajá (Sinttel-RN), Gilberto Oliveira (Sinttel-PE) Amaral (Sinttel-AM) e Virgínia Berriel (Sinttel-Rio), Luis Antônio (presidente da Federação Livre e Sinttel-Rio).
SINDICALIZEM-SE. A Claro jamais faria uma proposta de PPR tão medíocre se ela tivesse soubesse que todos os seus ditos “colaboradores” fossem sindicalizados. Pense nisso e preencha a ficha, é online, assine e envie para o SINTTEL-ES
Acesse nossas redes sociais.